
Publicação em Diário da República: Despacho nº 14434/2024 - 05/12/2024
6.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 338042.
Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Identificar o papel da investigação na Conservação e Restauro
2. Identificar as características da literatura técnico-científica
2.1. Identificar os diferentes tipos de publicações
2.2. Identificar a literatura técnica e científica relevante para a C&R
3. Executar pesquisas bibliográficas
3.1. Identificar e usar adequadamente os recursos digitais
3.2. Seleccionar as publicações técnico-científicas
3.3. Obter as publicações em formato digital
4. Usar adequadamente a literatura técnico-científica
4.1. Seleccionar o tipo de publicação mais adequado a um assunto
4.2. Identificar a informação relevante de uma publicação
5. Elaborar adequadamente documentos técnico-científicos
5.1. Definir a estrutura
5.2. Organizar a informação
5.3. Usar linguagem escrita adequada
5.4. Aplicar sistemas e normas bibliográficas
5.5. Elaborar e usar tabelas e figuras
6. Preparar documentos digitais
6.1. Paginar documentos
6.2. Usar adequadamente o processador de texto
Programa
1. A investigação em Conservação e Restauro
1.1. O que é investigar?
1.2. Importância e contextos da investigação em C&R
1.3. Uma actividade fundamental: a escrita
1.4. Uma actividade fundamental: a leitura
2. Pesquisa bibliográfica
2.1. O que procurar?
2.1.1. A literatura técnico-científica
2.1.2. As publicações das Ciências e das Humanidades
2.1.3. A C&R no contexto da publicação
2.1.4. O artigo científico
2.2. Como procurar?
2.2.1. Pesquisa tradicional e pesquisa em ambiente digital
2.2.2. Bases de dados bibliográficas
2.2.3. Motores de busca
2.2.4. A pesquisa bibliográfica através das citações
2.3. Como obter a bibliografia em formato digital e como a identificar?
2.3.1. Acesso através das editoras
2.3.2. Repositórios institucionais e páginas pessoais
2.3.3. Projectos de digitalização e bibliotecas virtuais
2.3.4. Elementos de identificação de publicações digitais
3. Escrita técnico- científica
3.1. Normas e elementos gerais de um documento
3.1.1. Normas
3.1.2. Partes de um documento
3.1.3. Dados de identificação
3.1.4. Informação sobre o conteúdo do documento
3.1.5. Manifestações de reconhecimento
3.1.6. Suportes do trabalho
3.2. Tipos de documentos e sua estrutura
3.2.1. Tipos de documentos e princípios da sua estrutura
3.2.2. Artigo
3.2.3. Artigo de revisão
3.2.4. Dissertação e tese
3.2.5. Relatório de estágio
3.2.6. Propostas
3.2.7. Curriculum vitae
3.3. Estilo
3.3.1. Os estilos académicos
3.3.2. O estilo técnico e científico e a literatura internacional
3.3.3. Regras gerais
3.3.4. Frases
3.3.5. Palavras
3.3.6. Outros aspectos gramaticais
3.3.7. Normas e convenções técnicas
3.4. Referências bibliográficas
3.4.1. Importância das referências bibliográficas
3.4.2. Sistemas de apresentação das referências bibliográficas
3.4.3. Principais normas de formatação
3.4.4. Norma Portuguesa NP 405
3.4.5. Programas de gestão de referências bibliográficas
3.5. Tabelas e figuras
3.5.1. Uso de tabelas e de figuras
3.5.2. Tabelas
3.5.3. Tipos de figuras e aspectos a ter em conta na sua preparação
4. Preparação de documentos em formato digital
4.1. Paginação
4.1.1. Uso e numeração das páginas
4.1.2. Numeração das partes dos documentos
4.1.3. Legendas e referenciação no texto de tabelas e figuras
4.1.4. Disposição dos elementos gráficos nas páginas
4.2. Uso dos ficheiros digitais
4.2.1. Uso e formato dos documentos
4.2.2. Inserção de documentos em anexo ou apêndice
4.3. Uso do Word
4.3.1. Regras gerais
4.3.2. Estilos
4.3.3. Numeração automática de sequências
4.3.4. Marcadores e referências cruzadas
4.3.5. Índices
4.3.6. Referências bibliográficas
4.3.7. Posicionamento de figuras e tabelas
4.3.8. Ferramentas de revisão
Metodologia de avaliação
Salvo casos especiais, devidamente justificados, as aulas teórico-práticas são de presença obrigatória.
A avaliação é efectuada através de uma componente TP (exercícios realizados nas aulas TP ou fora das aulas) (50 %) e de uma componente T (artigo de revisão bibliográfica, sobre tema à escolha, a entregar nas épocas de exame e subsequente discussão oral) (50 %). Há aprovação quando as duas componentes têm classificação igual ou superior a 10 valores, ficando excluído de exame quem não tem um mínimo de 10 valores na componente TP.
Em casos especiais, devidamente justificados, a avaliação faz-se apenas através da componente teórica, sendo necessária a nota mínima de 10 valores nesta componente para aprovação.
Bibliografia
- Azevedo, M. (2018). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para a Estruturação da Escrita. Lisboa: Universidade Católica Editora
- Leitão, M. e Soares, M. e Estrela, E. (2015). Saber Escrever uma Tese e Outros Textos . Lisboa: Dom Quixote
- Poupa, C. e Pereira, A. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Lisboa: Sílabo
- Turabian, K. (2018). A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. Chicago: The University of Chicago Press
- Research as an integral part of conservation- restoration education.(2017, 0 de ---). CeROArt,
- Writing for conservation.(1999, 0 de ---). Conservation News, pp. 11-15.
Método de Ensino
1. Aulas teóricas de natureza expositiva
2. Aulas teórico-práticas de discussão de problemas comuns
3. Realização de exercícios de aplicação
4. Elaboração de artigo de revisão sobre tema livre a entregar nas épocas de avaliação da componente teórica
Software utilizado nas aulas
Browser
Microsoft Word
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável