Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
15 ECTS; 1º Ano, Anual, 195,0 PL + 10,0 OT , Cód. 338041.
Docente(s)
- Fernando Manuel Conceição Costa (2)
- Luís Filipe Raposo Pereira (2)
- Fernando dos Santos Antunes (2)
- Carla Maria P. Calado Rodrigues do Rego (1)(2)
- Ricardo Pereira Triães (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Realiza trabalhos de diagnóstico, identificação, exame e registo, e intervenção de conservação e restauro em bens móveis e integrados.
Elabora relatórios de intervenção de conservação e restauro, assim como apresenta a devida fundamentação e reflexão sobre os processos de intervenção adotados.
Programa
1. Definição de cada especialidade, terminologia específica e apresentação dos bens culturais a estudar e intervencionar;
2.Regras de funcionamento do laboratório e normas de higiene e segurança no trabalho em laboratório;
3.Definição do objectivo e elaboração da metodologia específica de intervenção de conservação e/ou restauro para a(s) obra(s) a intervencionar;
4.Análise, reflexão e fundamentação sustentada para a execução das operações de conservação e/ou restauro (procedimentos, materiais e produtos);
5.Elaboração de relatório sobre o estudo e intervenção de conservação e restauro dos bens culturais (sustentado, rigoroso, claro e objectivo).
Metodologia de avaliação
A avaliação da UC é realizada por intermédio de 3 componentes:
1. Assiduidade e desempenho em aula (20%);
2. Trabalho escrito de análise e reflexão com apresentação oral sobre uma operação de CR ou intervenção de bem cultural, avaliado por júri, em época de frequência (20%);
3. Relatório sobre a intervenção realizada em laboratório a entregar em qualquer uma das épocas de exame (60%).
O aluno apenas será admitido a exame se obtiver nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes 1 e 2.
O aluno deve obter nota mínima de 10 valores em cada um dos trabalhos para aprovação na UC.
Bibliografia
- MARINCOLA, M. e KARGÈRE, L. (2020). The conservation of medieval polychrome wood sculpture: history, theory, practice, . Los Angeles: The Getty Conservation Institute
- RIVERS, S. e UMNEY, N. (2007). Conservation of Furniture. London: Routledge
- Stoner, J. e Rushfield, R. (2012). Conservation of Easel Paintings. London: Routledge
- Viñas, M. (2018). La restauración del papel. Madrid: Tecnos
Método de Ensino
Nas aulas práticas laboratoriais são desenvolvidos trabalhos de estudo e conservação e restauro de bens culturais.
Software utilizado nas aulas
Não Aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)