Publicação em Diário da República: Despacho nº 17071/2009 - 23/07/2009
3 ECTS; 1º Ano, Anual, 24,0 TP , Cód. 6498125.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Os alunos devem adquirir as competências no domínio da teoria e prática da metodologia de prospecção arqueológica e ser capazes de optar e aplicar uma metodologia a qualquer caso, bem como saber reconhecer vestígios arqueológicos em meio aquático ou de interface.
Programa
1. Conceitos e o estudo de uma estação arqueológica: algumas noções básicas
2. A localização e características das estações arqueológicas subaquáticas
3. Técnicas e metodologias no desenvolvimento de levantamentos arqueológicos
Como realizar uma prospeção: O planeamento
Métodos de investigação na arqueológica submarina
Prospeção Direta/Indireta
Prospeção Seletiva/Extensiva
Equipamento de apoio à prospeção, mecanismos usados e utilização
O resultado e interpretação de mapas sonares
Critérios, vantagens e desvantagens dos diferentes métodos
Localização e sistema de posicionamento
Orientação e navegação subaquática
Sistema de registo
A preservação dos vestígios e legislação
Metodologia de avaliação
Dois períodos de avaliação: frequência e exame.
Frequência - A avaliação é considerada sobre teste teórico 100%,
Exame - A avaliação é considerada sobre teste teórico - 100%
Bibliografia
- Archaeology, , E. (2008). MARITIME ARCHAEOLOGY. (Vol. (Vol. 1).). Retrieved 17 Jan 2013: Elsevier Science & Technology,. Oxford
- Delgado (ed), J. (1997). British Museum Encyclopaedia of Underwater and Maritime Archaeology. (Vol. 1). London: British Museum Press
Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamente de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, análise de casos de estudo e aplicabilidades técnicas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 31/2024 de 04/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)