Nome do curso: Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários (MAGAI)
Grau: Mestrado
Duração: 2 anos
Escola: Superior de Tecnologia de Tomar, em associação com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias
Nome do Diretor(a): Cristina Margarida Rodrigues Costa
Formação do(a) Diretor(a) de curso: Doutoramento em Engenharia Civil
Em que consiste este curso?
O ciclo de estudos de Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários (MAGAI) constitui uma formação superior de 2º ciclo de mestrado com 120 ECTS e duração de 2 anos letivos distribuídos em 4 semestres. A estrutura curricular está organizada em 7 áreas científicas: Imobiliário (60 ECTS), Construção (24 ECTS), Contabilidade e Fiscalidade (12 ECTS), Direito (6 ECTS), Economia (6 ECTS), Gestão e Administração (6 ECTS) e Urbanismo (6 ECTS). O plano de estudos compreende 16 unidades curriculares, 15 das quais estão distribuídas nos 3 primeiros semestres. O 4º semestre é dirigido ao desenvolvimento da unidade curricular de Projeto.
Podem candidatar-se ao MAGAI os detentores de grau académico superior nacional ou estrangeiro equivalente ao 1º ciclo nas áreas das finanças, da gestão imobiliária, gestão, da economia, da contabilidade, da matemática aplicada à economia e à gestão, da engenharia, do direito e da arquitetura, com experiência profissional mínima de 5 anos e/ou formação anterior nas áreas científicas de Gestão e Avaliação Imobiliária. De acordo com a alínea d) do artigo 17º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de Junho, são ainda avaliadas outras candidaturas consideradas adequadas pela comissão científica e pedagógica.
Quais as competências que os estudantes podem adquirir?
Compreender o funcionamento dos mercados imobiliários.
Apreender as diferentes noções de valor aplicado aos bens imóveis.
Conhecer os aspetos teórico-práticos da Avaliação Imobiliária e da Gestão de Ativos Imobiliários.
Conhecer e saber aplicar as principais técnicas e métodos da análise de projetos de investimentos imobiliários.
Compreender o conceito de risco e a sua aplicação na avaliação de projetos de investimento imobiliário.
Desenvolver modelos de análise e interpretação do mercado.
Iniciar a prática de investigação sobre o imobiliário.
Conhecer o domínio da avaliação e gestão de ativos imobiliários, integrando os problemas de segurança, qualidade, sustentabilidade e ambiente, eficiência energética e planeamento urbanístico.
Adquirir espírito crítico e capacidade de entender os problemas reais do setor da construção civil e do imobiliário.
Adquirir competências de expressão oral, escrita e gráfica e capacidade de comunicar as conclusões e os raciocínios de forma clara e sem ambiguidades.
Quais as profissões no mercado associadas a este curso?
O ciclo de estudos de Mestrado em Avaliação e Gestão de Ativos Imobiliários visa formar profissionais orientados para avaliação imobiliária e gestão do património edificado, capacitados com novas metodologias de investigação e de trabalho que garantam desempenhos de excelência, sustentados por competências inovadoras, desenvolvidas num ambiente académico vocacionado para a realidade imobiliária e os seus intervenientes.
Porquê escolher este curso?
A evolução do mercado imobiliário português, alinhando-se com o europeu, tem registado um forte incremento na procura de investimentos em ativos imobiliários tanto por investidores particulares como por parte de entidades institucionais e grandes grupos internacionais. Esta pressão na procura de imóveis motiva no mercado também maior exigência de competências técnicas e científicas em avaliação imobiliária e gestão do património edificado aos profissionais que atuam no setor.
Porquê vir estudar para o IPT?
Com mais de 30 anos de existência e uma oferta formativa de Licenciaturas, Pós-Graduações e diversos Mestrados nas mais variadas áreas, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) tem feito todos os esforços para responder de forma positiva e eficaz aos desafios que lhe são apresentados. Para que o desafio seja conseguido com êxito, temos instrumentos e meios altamente inovadores e dinamizadores alcançados através de parcerias com diversas empresas e entidades e através de diversas iniciativas de cariz científico-tecnológico.
Com cursos na área das Artes, das Engenharias, da Gestão, das Tecnologias, do Design, da Comunicação e do Cinema, o Instituto Politécnico de Tomar e as suas Escolas orgulham-se de ser um instrumento importante para o desenvolvimento da região em que está inserido.
Todas as nossas Escolas (Escola Superior de Gestão de Tomar – ESGT, Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – ESTA e Escola Superior de Tecnologia de Tomar – ESTT) possuem infra-estruturas e serviços direcionados para uma formação capaz de integrar os nossos licenciados no mercado de trabalho.
Os laboratórios modernamente equipados permitem uma forte relação com o exterior através da prestação de serviços, possibilitando aos alunos o confronto com situações da vida real. Possuímos, igualmente, infra-estruturas e serviços de apoio que dão resposta às diversas necessidades dos alunos, nomeadamente, duas residências no interior do campus e uma outra em Abrantes, laboratórios na área das engenharias modernamente equipados; salas de informáticas capazes de responder às diversas exigências da evolução tecnológica; salas de simulação empresarial; laboratórios técnicos, acesso à rede Wireless a partir de qualquer espaço do campus; bibliotecas; reprografias; bares e cantinas.