Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814228.
Docente(s)
- Manuel Alberto Nogueira Henriques Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Desenvolvimento de capacidades para a compreensão dos temas da poluição do ar, da água e dos solos e das causas e efeitos da poluição ambiental, bem como dos percursos que dos diferentes tipos de poluentes percorrem no ambiente e nos seres vivos. Desenvolvimento de competências na aplicação de técnicas e processos de tratamento e descontaminação.
Programa
1-Introdução à Poluição: Conceito de poluição; Processos irreversíveis; Contaminantes e distribuição de poluentes; Destinos dos metais e dos isótopos radioactivos.
2-Legislação ambiental: Legislação, regulação e ética; Acordos e protocolos internacionais; Agência Portuguesa de Ambiente (APA).
3-Poluição das águas: Tratamento de águas residuais; Tratamento primário (Gradagem, Floculação e Coagulação); Sedimentação; Tratamento secundário (processos biológicos, lamas activadas); Processos anaeróbios; Produção de gases combustíveis (talvez esta parte vá para os resíduos sólidos)
4-Poluição do ar: Principais contaminantes; Produção de energia; Fontes móveis e fontes estacionárias; Esforços nacionais (OCDE) para a redução de emissões de contaminantes; O caso do dióxido de carbono; Sistemas de tratamento; Introdução ao estudo do ruído como factor de poluição.
5-Poluição de solos: Pesticidas e herbicidas; Metais Pesados; Opções de descontaminação in-situ e ex-situ.
6-Resíduos sólidos Industriais: Composição; Componentes da gestão de resíduos sólidos industriais (Reciclagem, compostagem, deposição e geração de energia); Processos físico-químicos de tratamento (Trituração, Filtração e separação, precipitação química, Fotólise, Oxidação e redução química, Deshalogenação, Evaporação Solidificação, Estabilização e Encapsulação).
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua é composta por cinco momentos de avaliação, sendo cada um valorizado em 4 valores para uma avaliação final que totaliza 20 valores. A aprovação é obtida quando a
soma de todos os momentos de avaliação for igual ou superior a 10 valores. A avaliação em época de exame é constituída por uma prova escrita valorizada em 20 valores.
Bibliografia
- Davis, M. e Cornwell, D. (2012). Introduction to Environmental Engineering. New York: McGraw-Hill
- Peavy, H. e Tchobanoglous, G. e Rowe, D. (2013). Environmental Engineering. New York: McGraw-Hill
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas que abordam os conteúdos
programáticos. Aulas práticas com discussão de casos reais.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)