Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82076.
Docente(s)
            - João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          Distinguir tema, problema, pergunta(s) e objetivos, escolhendo o desenho adequado (quantitativo, qualitativo ou misto);
Operacionalizar conceitos em variáveis/indicadores (quanti) e em categorias iniciais (quali); conceber questionários curtos e guiões simples de entrevista/focus group; definir grelhas de observação;
Planear amostragem quantitativa elementar e amostragem qualitativa por critérios/snowball, assegurando consentimento e proteção de dados;
Preparar dados: em SPSS, estruturar ficheiros, codificar, tratar ausentes e produzir descritiva com gráficos; no qualitativo, organizar registos/transcrições;
Selecionar e executar testes básicos (t, qui-quadrado, correlação, regressão linear simples) em função do desenho e do nível de medição, interpretando pressupostos de forma acessível;
Realizar análise qualitativa introdutória por codificação e temática com excertos ilustrativos e noção de saturação;
Redigir um relatório curto, claro e reproduzível, articulando resultados com as perguntas e reconhecendo limitações e implicações para o turismo.
Programa
          1.	Fundamentos e desenho do estudo em turismo
1.1	Porquê investigar: utilidade científica e profissional no setor;
1.2	Como investigar: etapas do processo de investigação;
1.3	Que desenho escolher: quantitativo, qualitativo ou misto em função da pergunta.
2	Do problema às hipóteses
2.1 Formulação de perguntas e objetivos;
2.2 Tipos/critérios de hipóteses;
2.3 Estudos descritivos/exploratórios sem hipótese.
3	Operacionalização e instrumentos
3.1 Variáveis, níveis de medição e indicadores;
3.2 Questionário: modos, perguntas fechadas/abertas, escalas tipo Likert e pré-teste;
3.3 Guiões de entrevista/focus group e grelha de observação.
4	Revisão e normas
4.1 Pesquisa bibliográfica (fontes, operadores, seleção crítica);
4.2 Normas APA (citação e referências) e ficha de leitura.
5	Amostragem e ética
5.1 Amostragens probabilísticas e não-probabilísticas;
5.2 Amostragem qualitativa por critérios e saturação;
5.3 Ameaças à validade e estratégias de mitigação; consentimento e proteção de dados.
6	Preparação de dados em SPSS e organização qualitativa
6.1 Estrutura de dados, codificação, ausentes e regras de limpeza;
6.2 Descritiva e visualização;
6.3 Organização de transcrições/registos.
7	Análise quantitativa essencial
7.1 Seleção de testes por desenho e nível de medição;
7.2 Testes t, qui-quadrado, correlação e regressão linear simples; pressupostos em linguagem acessível.
8	Técnicas qualitativas introdutórias
8.1 Entrevista e focus group: guiões, condução, consentimento e saturação;
8.2 Observação regrada e diário de campo;
8.3 Análise de conteúdo temática (do excerto ao tema).
9	Apresentação e discussão de resultados
9.1 Estrutura do relatório;
9.2 Tabelas/gráficos e excertos/temas;
9.3 Limitações e implicações para gestão e políticas em turismo.
Metodologia de avaliação
          Regime geral
Exame escrito individual (100%), sem trabalho adicional. Prova única, sem consulta, incidindo sobre toda a matéria. Todos os estudantes podem apresentar-se nas épocas normal, de recurso e especial.
Dispensa de exame por frequência
Condições cumulativas: i) assiduidade nas TP ? 2/3; ii) todas as entregas no prazo no Teams; iii) mínimo de 9,5/20 em cada componente; iv) média de frequência ? 10/20;
A) Projeto de desenho de estudo em grupo  70%
B) Reflexão individual  30%
Bibliografia
          - Albarello, L.  e Al, E. (2005). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. (Vol. 1). Lisboa:  Gradiva, Lda
- Instituto Nacional de Estatística, I. (0). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-Indicadores para Portugal. Acedido em 22 de junho de 2021 em www.ine.pt
- Pocinho, M. (2012). Metodologia da Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. (Vol. 1). Lisboa:  Lidel-edições técnicas, lda
- Pérez, X. (2009). Turismo Cultural - Uma visão antropológica. (Vol. 1). Tenerife:  PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural.
- Quivy, R.  e Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. (Vol. 1). Lisboa:  Gradiva, Lda
Método de Ensino
          T: exposições curtas e discussão aplicada a casos de turismo.
TP: oficinas de pesquisa/APA; construção de questionário e codebook; minilabs SPSS com datasets fornecidos; prática guiada de entrevista/focus group e grelha de observação.
Software utilizado nas aulas
          Uso das ferramentas IPT e outras adequadas a aulas, ponderadas caso a caso.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















