Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 14,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820740.
Docente(s)
- Eunice Ferreira Ramos Lopes (2)
- José Alberto de Figueiredo Oliveira Rodrigues (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
Os alunos deverão ser capazes de:
-Demonstrar competências conceptuais e de operacionalização que permitam compreender o contexto da governança e atuar no sentido de promover o desenvolvimento turístico nos níveis nacional/regional/local.
Compreender a importância do turismo enquanto atividade fautora de desenvolvimento nacional/regional e local.
-Reconhecer o processo de desenvolvimento turístico e analisar criticamente os diversos modelos de desenvolvimento espaço-temporal dos destinos de âmbito nacional, regional e local.
-Compreender a inovação e a criação de conhecimento como instrumentos primordiais de desenvolvimento dos destinos turísticos, numa época em que predomina uma forte competitividade no seio do mercado turístico.
-Analisar o desenvolvimento turístico em Portugal, a partir da análise das competências e funções dos principais protagonistas nacionais daquela indústria.
-Conhecer as várias políticas e instrumentos comunitários de coesão territorial de fomento do turismo.
Programa
1.Governança territorial: políticas e redes de atores
2.Políticas públicas de turismo: o papel e a intervenção do Estado no turismo.
3.Políticas comunitárias de fomento do turismo.
4.Cooperação e parcerias em turismo: a gestão pública e o setor privado.
5.Turismo e desenvolvimento regional
6.A dimensão local do turismo.
7.A problemática dos desequilíbrios espaciais.
8.Turismo, redesenvolvimento urbano e regeneração rural.
9.A gestão turística em zonas de montanha e no espaço litoral.
Metodologia de avaliação
O método de aferição em avaliação contínua contemplará uma prova escrita que corresponderá a 50% da nota final e ainda a preparação de dois trabalhos de grupo (com ponderação de 25% cada um) que correspondem aos restantes 50% da nota final em avaliação contínua.
1. Avaliação Contínua:
1.1. Teste de avaliação contínua 50% da nota final (o aluno/a deve ter uma classificação superior a 8 valores);
1.2. Trabalhos (em grupo): dois Trabalhos práticos cada um com ponderação de 25% da nota final;
2. Época de Exames:
2.1. A classificação no exame escrito equivale a 50% da nota final. Nota mínima de 8 valores.
2.2. Os trabalhos solicitados em época de frequência serão contemplados na avaliação final do exame (com uma ponderação de 50% na nota final do exame). Nota mínima dos dois trabalhos de 8 valores.
Bibliografia
- Buhalis, D. e Costa, C. e Panyik, E. (2014). European Tourism Planning and Organisation Systems: The EU Member States. . Bristol: Channel View Publications
- Costa, C. e Panyik, E. e Buhalis, D. (2013). Trends in European Tourism Planning and Organisation... Bristol: Channel View Publications.
- Romão, J. (2013). Turismo e Lugar: diferenciação territorial, competitividade e sustentabilidade em turismo.. Lisboa: Escolar Editora
- Sharpley, R. e Telfer, D. (2014). Tourism and Development: Concepts and Issues. 2nd ed.. Bristol: Channel View Publications:
Método de Ensino
As metodologias de ensino deverão compreender três tipologias:
-O método expositivo;
-O método interrogativo;
-método demonstrativo.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº219 de 08/05/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)