Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820717.
Docente(s)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (2)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos deverão saber reconhecer o património histórico e arqueológico, sobretudo o nacional e compreender a importância da sua salvaguarda, bem como aplicar algumas das técnicas de captação de dados e gestão em arqueologia e como converter esses dados para fins turísticos ou divulgação. Com estes objetivos deverão ser capazes de enquadrar o património histórico e arqueológico, no património, em geral, reconhecendo o território como palco de ação do Homem.
Programa
1. Definição de arqueologia e história.
A) O que é a Arqueologia
B) Objeto de estudo arqueológico
C) A história enquanto ciência e o seu enquadramento na linha temporal da espécie humana
2.Desenvolvimento de estratégias de educação patrimonial e gestão arqueológica para a valorização do património:
A) Comunicação e gestão digital sobre o Património histórico-arqueológico e sua relação com o território e comportamentos humanos.
B) Reconhecimento e passagem da herança patrimonial no âmbito do turismo.
3. Técnicas de reconhecimento de indícios patrimoniais: Materiais e estruturas da pré-história à Época Romana.
4.Na linha do tempo. Quadro crono-cultural português.
Da Pré-história à Época Moderna - principais registos patrimoniais.
5.Património Arqueológico Português
Sítios arqueológicos terrestres e subaquáticos e exemplos de exploração turística.
6.Património e Território: Compreensão das multifacetas patrimoniais e interação turistica
Metodologia de avaliação
Para a avaliação contínua será considerado um trabalho (portfolio - conjunto de trabalhos solicitados ao aluno) sobre o património histórico e arqueológico a que corresponderá na avaliação contínua 60%, sendo outros 40% para participações durante as aulas, composta por 20% sobre as participações na sala de aula e trabalhos de discussão ou exercícios letivos e 20% para colaboração prática no desenvolvimento de atividades para as Jornadas do curso ou outra atividade que se considere conveniente.
No Exame ou momentos de avaliação seguintes será considerado um trabalho prático de reconhecimento de sítio histórico-arqueológico, sua envolvência territorial e contexto cultural para tratamento com fins de divulgação ou disseminação turística - 100%
Bibliografia
- Bahn, P. (1997). Arqueologia. Uma breve introdução. (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Figueiredo, S. (2014). Os Dinossáurios em Território Português. (Vol. 1). Lisboa: Chiado Editora
- Nuno, B. (2006). Manual de Arqueologia Pré-Histórica. (Vol. 1). Lisboa: Edições 70
- Tamanini, E. (1998). Museu, Arqueologia e o Público: um Olhar Necessário. Cultura Matéria e Arqueologia Histórica.. Campinas: Campinas
- A Carta Arqueológica. Instrumento indispensável para uma política de promoção do Património Cultural. Câmara Municipal,.(2005, 1 de janeiro). In SILVA, A. M. S. P. [Coord.] Cartas Arqueológicas: do inventário à salvaguarda e valorização do património. Actas das Jornadas realizadas em Arouca em 2004., pp. 87-94.
- Indústrias Culturais e Criativas em Portugal: Um Balanço Crítico de uma nova ´Agenda para as Políticas Públicas no Início do Milénio .(2018, 8 de outubro). In REVISTA Todas as Artes Porto, pp. 88-110.
Método de Ensino
Apresentação discursiva sobre exemplos de casos e conteúdos teóricos sobre os diferentes períodos, discussão de estratégias de aplicação turistica, com trabalhos de grupo e individuais no desenvolvimento de conteúdos e práticas educativas e de gestão
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)