Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964044.
Docente(s)
            - Cristina Maria Mendes Andrade (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final desta unidade curricular os alunos deverão compreender:
1. noções fundamentais sobre processos e gestão de processos
2. noções básicas sobre planeamento e gestão de projectos com redes
3. noções básicas sobre processos de optimização
4. e ser capazes de trabalhar com diferentes softwares de gestão de processos e de projetos
Consideram-se ainda fundamentais nesta UC os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS),ODS4, ODS5 e ODS8 num cenário de erradicação da pobreza, da proteção do ambiente e da promoção da prosperidade e do bem-estar de todos até 2030.
Programa
          1. Introdução aos processos e gestão de processos
1.1. Introdução
1.2. O que são os Processos?
1.3. Os Workflows e as redes. Diagramas de Ishikawa.
1.4. Palavras chave na gestão de processos
1.5. A importância dos Processos nos negócios
2. Conceitos de gestão e estrutura de gestão de processos
2.1. Introdução. Mapeamento de processos (SIPOC), PDCA e Matriz 5W2H.
2.2. Gestão de Processos. 
2.3. Gestão de Processos vs Gestão de Processos
2.4. Gestão de processos vs Gestão por Processos
2.5. Arquitectura de Processos
2.6. Gestão de desempenho
2.6.1. Factores de competetividade
2.6.2. Indicadores de eficácia e de eficiência
2.6.3. Indicadores de desempenho de processos
3. Gestão de processos e cadeia de valor
3.1. Gerir versus liderar
3.2. Objectivos da gestão e da liderança
3.3. O conceito de transformação
3.4. O conceito de actividade
3.5. Agregação de valor aos Processos: Cadeia de Valor
3.6. Classificação de Processos
3.7. Tipos de Processos
3.8. Análise do Processo. Análise SWOT.
4. Processos de optimização
4.1. Origem e natureza da Investigação Operacional
4.2. Importância da Investigação Operacional
4.3. Metodologia da Investigação Operacional
4.4. Planeamento de Projectos com Redes
4.5. O método CPM e o método PERT
4.6. Duração do projecto versus custo do projecto (Crashing)
4.7. Introdução ao software de gestão de projetos
4.8. Casos de estudo
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: Teste escrito sem consulta e obrigatório sobre toda a matéria lecionada no semestre (75%, mínimo 6), entrega de trabalhos solicitados ao longo do semestre (5%)* e entrega e apresentação de projeto de grupo obrigatório (20%)*.
Épocas de Exame: Teste escrito (75%, mínimo 6), entrega de trabalhos solicitados ao longo do semestre (5%)* e projeto prático de grupo (20%)* (todos obrigatórios). Em todas as épocas, os trabalhos serão obrigatoriamente realizados em grupo.
* ver observações
Bibliografia
          - Da Silva, L. (2015). Gestão e Melhoria de Processos. Conceitos, Técnicas e Ferramentas. (pp. 1-152). Rio de Janeiro, Brasil:  Brasport Livros e Multimídia Lda, ISBN: 9788574527499.
- Prado, D. (2015). PERT/CPM (Gerenciamento de Projetos). (Vol. 4). (pp. 1-1). Brasil:  Falconi, eBook Kindle, ISBN: 978-85-98254-73-9.
- Quezado, C.  e Palvarini, B. (2013). Gestão de Processos voltada para resultados. (pp. 1-130). Brasil:  eBook Kindle
- Silva, M. (2014). Microsoft Project 2013. (pp. 1-416). Brasil:  Edições FCA, ISBN 978-972-722-783-9.
Método de Ensino
          Nas aulas de teóricas introduzem-se os conceitos de um ponto de vista abstracto e de seguida abordam-se as respectivas consequências e aplicações. Nas práticas incentiva-se a resolução e análise autónoma de problemas, alguns com o Microsoft Project.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Project ou software equivalente para gestão de projetos, software disponível online para desenho de workflows, diagramas de ishikawa e análise swot. 
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















