Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964025.
Docente(s)
            - Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          No final do curso os alunos deverão saber planear e recrutar pessoas; Identificar tendências, analisar, prever vagas, planear, executar e avaliar pessoas; Elaborar perfis de competências; Cumprir o quadro ético e deontológico da seleção profissional;
Programa
          1)Introdução: 
a. O contexto de recrutamento e seleção. 
b. Questões éticas e legais- Deontologia Profissional. 
2) Análise das necessidades dos Recursos Humanos:   
a. O planeamento estratégico do recrutamento e seleção. 
b. Competências: identificação, descrição e elaboração do perfil do candidato.  
3) Atração e recrutamento:  
a. Fontes e tipos de recrutamento. 
b. Novas tecnologias no recrutamento e seleção. 
4) Seleção baseada em competências e outras metodologias de seleção
a. Fases do processo de seleção. 
b. Métodos e preditores do desempenho (dados biográficos, entrevista, testes e exercícios). 
c. Assessment centres.  
5) Decisão e orientação: 
a. A tomada de decisão: critérios.  
b. O relatório e a comunicação da informação (cliente e candidatos). 
6) Follow-up, avaliação e controlo do processo.
7)Ferramentas digitais e IA no recrutamento & seleção
8) Desafios e oportunidades no Séc XXI no Recrutamento & seleção
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:
Trabalho de grupo com apresentação oral e discussão- máximo 2 alunos(50%) 
1 Teste escrito (50%)
Avaliação Final: Exame (100%)
Para obter aprovação, o aluno deve ter pelo menos 9.5 valores em cada momento de avaliação.
Bibliografia
          - Armstrong, M. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. (Vol. 1). (pp. 1-880). London:  Kogan Page
- Calheiros, A. (2019). Recrutamento & Seleção - Da teoria á Prática. (Vol. 1). Lisboa:  RH Editora
- Cardoso, A. (2013). Recrutamento & Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-184). Lisboa:  Edições Lidel
- Carter, P.  e Russell, K. (2015). Ultimate IQ Tests. (Vol. 1). (pp. 1-320). London:  Kogan Page
- Ceitil, M. (2016).  Gestão e Desenvolvimento de Competências . (Vol. 1). Lisboa:  Edições Sílabo
- Ivancevich, J. (2007). Human Resource Management. (Vol. 1). Nova York:  International Edition McGraw-Hill
- Pires, A. (1993). Técnicas de Entrevista e Selecção de Pessoal. (Vol. 1). (pp. 1-182). Lisboa:  Edições CETOP
Método de Ensino
          Metodo expositivo e activo (Simulações e jogos de papel que permitam a explicitação de saberes ou a experimentação de situações e vivência de métodos e técnicas de selecção. Realização de trabalhos em pequenos grupos que possibilitem reflexões conj
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















