Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964004.
Docente(s)
            - Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final da unidade curricular, os estudantes devem: 
1 - descrever a evolução da Psicologia enquanto ciência; reconhecer as diferenças entre as várias teorias/modelos explicativos e respetivas abordagens; 
2 - explicar diversos processos cognitivos básicos; diferenciar fases da evolução a nível cognitivo e moral; distinguir o comportamento normal do não normal; justificar ações/respostas específicas, em termos comportamentais e cognitivos; discriminar tipos de inteligência; descrever padrões de personalidade.
Programa
          1. Introdução (objeto, principais movimentos e metodologias).
2. Bases biológicas do comportamento (sistema nervoso central e periférico, localização das principais estruturas, caracterização do funcionamento do neurónio, hereditariedade). Emoções, stress e Sistema Nervoso Autónomo. Consciência e cérebro adormecido.
3. Bases interacionais do comportamento (padrões comportamentais próprios da espécie, desencadeadores de comportamentos sociais).
4. Cognição: Perceção (modalidades sensoriais, constituição do olho, leis da Gestalt sobre a perceção visual); Memória (tipos, funcionamento, interferências, amnésias); Pensamento (tipos e organização hierárquica).
5. Processos de aprendizagem (condicionamento clássico, condicionamento operante e imitação).
6. Psicologia do desenvolvimento (estádios a nível cognitivo e moral).
7. Psicopatologia (caracterização de perturbações afetivas, perturbações de ansiedade, psicose).
8. Inteligência (principais tipos e características).
9. Personalidade (principais tipos e implicações relacionais).
Metodologia de avaliação
          1. Em época de frequência, realização de uma avaliação escrita no final do semestre para admissão ou dispensa de exame final.  São dispensados de exame, os estudantes com classificação igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
2. Avaliação escrita nas épocas de exame estabelecidas.
3. Condições específicas: se em qualquer uma das provas escritas a classificação for maior ou igual a 16 (dezasseis) valores, o estudante é admitido a uma prova oral (de igual peso que a prova escrita) e a nota final é a média das provas. Caso não compareça será atribuída a classificação de 15 (quinze) valores.
Bibliografia
          - DAVIDOFF, L. (2001). Introdução à Psicologia. São Paulo:  Mc Graw-Hill
- EYSENCK, M. (2017). Manual de Psicologia Cognitiva. Porto Alegre:  Artmed
- FELDMAN, R. (2017). Introdução à Psicologia. São Paulo:  McGraw Hill
- GLEITMAN, H. (2014). Psicologia. Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- MYERS, D. (2017). Psicologia. Rio Janeiro:  LTC
- NOLEN-HOEKSEMA, S. (2022). Introdução à Psicologia. São Paulo:  Cengage
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas com exposição oral (apoiadas por datashow) e apresentação/discussão de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº247 de 30/10/2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















