Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
15 ECTS; 3º Ano, Anual, 84,0 TP , Cód. 818632.
Docente(s)
- José Júlio Firmino das Neves (2)
- Inês Domingues Serrano (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Desenvolvimento de um trabalho original, centrado na gestão da edificação da obra, na vertente da manutenção de edifícios, mobilizando de forma integrada o conhecimento adquirido e a aprendizagem obtida ao longo do ciclo de estudos.
1.Definir e planear as fases de um plano de manutenção de um edifício.
2.Desenvolver um plano de manutenção, aplicando e integrando competências adquiridas ao longo do ciclo de estudos.
3.Desenvolver um plano de custos associados à operação de manutenção.
4.Elaborar relatórios técnicos e apresentar resultados defendendo a solução proposta.
Programa
O plano de trabalhos correspondente a esta unidade curricular é definido individualmente para cada estudante, tendo em conta a linha de investigação prosseguida individualmente e compreenderá a execução de um projeto de manutenção de um edifício, e o cálculo dos custos decorrentes da operação.
O projeto é desenvolvido em 2 Fases:
1. Recolha documental, avaliação das necessidades de intervenção e definição da estratégia.
2. Elaboração do plano de manutenção e plano de custos (exploração) de acordo com a estratégia de intervenção definida e seguindo os princípios de abordagem projectual, numa simulação de aproximação a? realidade, validada através da apresentação e discussão pública do trabalho.
Metodologia de avaliação
A avaliação envolve as seguintes componentes: relatório de progresso e apresentação intercalar (20%); dossier do projeto e relatório final (40%); apresentação, demonstração e discussão final (40%).
A apresentação intercalar deverá demonstrar o trabalho desenvolvido até essa data. A avaliação final do projeto faz-se através de uma prova pública que inclui apresentação e discussão do relatório e da apresentação.
Bibliografia
Método de Ensino
A metodologia de ensino baseia-se no simulacro do ambiente de projeto na prática profissional. A orientação dos projetos é realizada em tutoria por docentes da área de formação, podendo haver coorientadores.
Software utilizado nas aulas
O software é definido em função do trabalho individual a realizar pelo aluno.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de abril de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)