Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 3º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818627.
Docente(s)
- Nuno Filipe Ribeiro da Silva (2)
- Fernando Manuel Lino Gonçalves Antunes (2)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Esta UC explora os princípios e práticas relacionadas com o trabalho de manutenção e reabilitação dos edifícios, numa abordagem multifacetada que engloba conceitos tais como tecnologia da construção, legislação aplicável, gestão e planeamento, tecnologia da informação (BIM), custos associados e impacto ambiental.
Programa
Comportamento de edifícios em serviço.
Operação de sistemas: sistemas móveis e fixos.
Teorias comportamentais de edifícios: elementos fonte de manutenção.
Avaliação do desempenho: metodologias de inspeção de edifícios.
Gestão de edifícios: gestão técnica, económica e funcional.
Informação de serviço: manuais de operação e manutenção.
Custo do Ciclo de Vida (LCC).
Métodos de avaliação e previsão.
Sistemas integrados de manutenção.
Enquadramento socioeconómico da manutenção: o quadro legal nacional
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (período de avaliação contínua): trabalhos práticos.
Admissão a exame: os estudantes que obtenham, na época de frequência (período de avaliação
contínua), uma classificação igual ou superior a 9,5 valores (em 20 valores) são dispensados de
exame.
Exame: prova escrita.
Bibliografia
- Coelho, H. (1985). Panorâmica sobre a gestão de grandes edifícios. Lisboa, LNEC: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
- Instituto Português de Qualidade, P. (2007). Terminologia da manutenção. NP EN 13306: 2007: Portugal; Instituto Português da Qualidade
- Manuel Goncalves Calejo, R. (1989). Manutenção de edifícios. FEUP: FEUP
- Pessanha Araújo Taborda, R. (1995). Gestão de manutenção do parque habitacional. Porto, FEUP: FEUP
Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.
Software utilizado nas aulas
n.a.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 14/2024 de 31/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)