Fotografia

Teoria da Imagem

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 5,0 OT , Cód. 964568.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos sobre um uso prático da imagem na contemporaneidade, articulando-a com outras disciplinas criativas;
b) Fornecer instrumentos e ferramentas de análise crítica e artística que contribuíam para a construção de uma imagem, de modo a que os alunos consigam edificar um discurso visual e textual, articulado, tendo como ponto de partida um referente imagético pessoal e/ou de outrem;
c) Entender contingências atuais inerentes à edificação de uma imagem, considerando que a sua construção surge condicionada pelo seu passado e contexto.

Programa
1. O que é uma imagem. Da imagem à imaginação. Como se forma uma imagem. A imagem ocular e a imagem cerebral. A relação entre a imagem e o real;
2. A imagem no campo simbólico da arte. A estrutura da imagem e a sua relação / transposição para a superfície bidimensional. A composição e a relação entre os diversos elementos que constituem uma imagem;
3. A construção e a classificação das imagens: o ponto; linha; plano; a relação luz-sombra; a cor; forma/fundo; contexto; imagens naturais; imagens artificiais; imagens estáticas; imagens em movimento; a imagem e a sua espacialidade.

Metodologia de avaliação
Apresentação, defesa e discussão de cinco exercícios teórico/ práticos propostos em contexto de aula (80%);
A avaliação contínua (20%);
Os alunos com classificação igual ou superior a 10 estão dispensados do exame;
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
A avaliação dos Trabalhadores-Estudantes resulta da seguinte ponderação: Trabalho em regime autónomo acompanhado (20%) + Exercícios (80%)
Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras semanas de aulas para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.

Serão excluídos da avaliação final os alunos que ao longo do semestre não tenham frequentado pelo menos 2/3 das aulas;

Em contexto de exame serão solicitados os mesmos cinco exercícios teórico / práticos que no contexto de avaliação contínua (80%) e um exercício suplementar proposto para a situação de exame (20%).
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Barthes, R. (2012). A Câmara Clara. (Vol. 1). Lisboa: Edições 70
- Bouleau, C. (1996). Tramas – La Geometría Secreta de Los Pintores. (Vol. 1). Madrid: Akal
- Damásio, A. (2020). Sentir & Saber - A caminho da consciência. (Vol. q). Lisboa: Círculo de Leitores
- Rancière, J. (2011). O destino das imagens. Lisboa: Orfeu Negro
- T. Hall, E. (1986). A Dimensão Oculta. (Vol. 1). Lisboa: Relógio d’Água

Método de Ensino
Aulas teóricas de exposição oral, debates, exemplos práticos, análise de textos, em articulação com o desenvolvimento de exercícios e de trabalhos práticos autorais.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 19 de novembro de 2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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