IPT Logotipo do IPT

Fotografia

História e Teoria da Arte 1

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 2435/2023 de 17/02/2023

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 5,0 OT , Cód. 964526.

Docente(s)
- Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
N.A.
Not applicable.

Objetivos
A. Promover um aumento da cultura visual que permita aos alunos identificar, distinguir e entender diferentes linguagens criativas, contribuindo para um melhor entendimento da arte e do papel da produção fotográfica;

B. Estimular um conhecimento mais aprofundado das diversas épocas da História e da sua evolução;

C. Perceber relações entre a História e a Teoria da Arte, entendendo a utilização da imagem ao longo do tempo como veículo de poder, de espiritualidade e de memória; considerando o modo como os códigos se acumulam e subsistem.

Programa
1. O conceito de história nos nossos dias.
1.1 A dimensão anacrónica da história.
1.2. O poder das imagens. Relações com a fotografia.
1.3. A arte ao serviço do poder temporal e espiritual: a releitura das imagens nas diferentes épocas. Olhares críticos elaborados a partir da época em que vivemos.

2. A Pré-história: análise de elementos do legado que prevalece nos nossos dias.

3. A Antiguidade clássica: a codificação da realidade, a arte na construção de impérios e as cosmogonias.

4. A Idade Média: o poder dos símbolos e a relação com o poder religioso;
- A arte Românica;
- A arte Gótica.

5. O Renascimento: o cristianismo e o paganismo;
- O Renascimento e o aparecimento das ‘Teorias da Arte’: a inscrição da teoria.

Metodologia de avaliação
A avaliação da U.C. resulta da assiduidade e participação construtiva nas aulas (que vale 10% da nota final) e da realização de 2 trabalhos teóricos de análise crítica de conteúdos lecionados na U.C., previamente acordados e aprovados pelo docente. O 1º trabalho é um comentário critico (que vale 30% da nota final da U.C.) e o 2ª trabalho é a investigação teórica aprofundada de uma das temáticas estudadas, previamente acordada com o docente (que vale 60% da nota final da U.C). Serão dispensados de exame os alunos que, na soma destes 3 itens, tenham avaliação igual ou superior a 10 valores.
A avaliação em época de exame efetiva-se segundo o mesmo esquema de percentagens que contemplam a assiduidade e participação nas aulas e pela entrega dos 2 trabalhos referidos, relativos a conteúdos lecionados na U.C., também estes com o acordo prévio das temáticas a desenvolver, por parte do docente.

Bibliografia
- Didi-Huberman, G. (2017). Diante do Tempo. Lisboa: Orfeu Negro
- Gombrich, E. (1993). A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S.A.
- Hauser, A. (1988). Teorias da Arte. Lisboa: Editorial Presença, LDA
- Janson, H. (1992). História da Arte. Lisboa: F. C. Gulbenkian

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, baseadas no visionamento e discussão crítica de imagens e dos conteúdos teóricos apresentados.

Software utilizado nas aulas
Powerpoint

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de dezembro de 2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado