Engenharia Mecânica

Hidráulica e Pneumática

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 14433/2024 - 05/12/2024

5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 PL + 15,0 TP + 3,50 OT , Cód. 912319.

Docente(s)
- Bruno Miguel Santana Chaparro (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
- Conhecer os princípios fundamentais inerentes aos fenómenos hidráulicos e pneumáticos.
- Apontar as vantagens dos esquemas pneumáticos e hidráulicos nas diversas aplicações.
- Identificar e caraterizar os componentes pneumáticos e hidráulicos que constituem uma rede de produção e distribuição de ar comprimido e/ou óleo.
- Interpretar a forma esquemática dos esquemas pneumáticos e hidráulicos identificando os componentes na sua forma real.
- Analisar gráficos e diagramas de fase.
- Dimensionar componentes e/ou proceder à correcta escolha dos mesmos em catálogo.
- Implementar esquemas hidráulicos ou pneumáticos.
- Conhecer técnicas de deteção e diagnóstico de avarias em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Programa
1. Introdução à Hidráulica e Pneumática
1.1. Objectivos
1.1.1. Tipos
1.1.2. Componentes
1.1.3. Aplicações
1.1.4. Vantagens e desvantagens

2. Introdução aos Sistemas Digitais
2.1. Selecção entre duas únicas possibilidades - Verdadeiro e Falso
2.1.1. Estados lógicos - Digitais e Analógico
2.1.2. Tabela de Verdade
2.2. Sistemas de Numeração e Códigos
2.2.1. Sistema Binário
2.2.2. Código Gray
2.2.3. Conversões
2.3. Álgebra de Boole e Circuitos Lógicos
2.3.1. Portas lógicas
2.3.1.1. Função Lógica - YES
2.3.1.2. Função Lógica - NOT
2.3.1.3. Função Lógica - AND
2.3.1.4. Função Lógica - OR
2.3.2. Simplificação de Funções
2.3.2.1. Lógica combinatória
2.3.2.2. Método analítico
2.3.2.3. Mapa de Karnough
2.3.2.4. Implementação

3. Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos
3.1. Generalidades da Fisíca
3.2. Energia Hidráulica
3.2.1. Componentes principais em hidráulica
3.2.2. Bombas e motores hidráulicos
3.2.3. Estrutura de uma instalação hidráulica
3.3. Energia Pneumática
3.4. Central de Ar Comprimido
3.4.1. Compressor
3.4.2. Reservatório
3.4.3. Secador
3.4.4. Distribuição
3.5. Cilindros Pneumáticos
3.6. Válvulas
3.6.1. Identificação das ligações das válvulas
3.6.2. Tipos de Accionamentos das Válvulas
3.6.3. Válvulas Direccionais
3.6.4. Válvulas de Fluxo
3.6.5. Válvulas de Bloqueio
3.7. Temporizadores Pneumáticos
3.8. Eletropneumática

4. Método sequencial
4.1. Ciclos Pneumáticos - Diagramas de funcionamento
4.1.1. Etapas de Construção Diagrama de Funcionamento
4.1.2. Diagramas de funcionamento sem conflitos
4.1.3. Diagramas de funcionamento com conflitos

5. Manutenção em sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência: A avaliação por frequência é composta pela realização de trabalhos práticos ao longo das aulas, mais uma prova escrita.

Avaliação por exame: A avaliação por exame é composta pela classificação obtida nos trabalhos práticos executados durante a frequência das aulas e uma prova escrita em qualquer época de exame.

A nota final em cada avaliação é obtida através da média aritmética simples entre a componente prática e a componente escrita correspondente.

Bibliografia
- Ferreira da Silva, A. e Almeida Santos, A. (2014). Automação Pneumática. Porto: Publindustria
- Ferreira da Silva, A. e Almeida Santos, A. (2016). Automação Óleo-Hidráulica. Porto: Publindustria
- Fialho, A. (2003). Automação Pneumática. (Vol. 1). (pp. 1-324). Didáctica Érica: Didáctica Érica
- Fialho, A. (2004). Automação Hidráulica. (Vol. 1). (pp. 1-200). Didáctica Érica: Didáctica Érica
- Novais, J. (1997). Método Sequencial Para Automatização Electropneumática. (Vol. 1). (pp. 1-473). Fundação Calouste Gulbenkian: Fundação Calouste Gulbenkian
- Parr, A. (2011). Hydraulics and Pneumatics. UK: Butterworth-Heinemann

Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, aulas teórico-práticas e aulas de práticas laboratoriais.

Software utilizado nas aulas
FluidSim

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos
Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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