Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 3,50 OT , Cód. 912303.
Docente(s)
- Jorge Rafael Nogueira Raposo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
Os objectivos de aprendizagem desta disciplina são:
Promover a familiarização dos alunos com as regras da realização de desenhos multivista;
Promover a familiarização dos alunos com os conceitos e as regras relativas à indicação de dimensões, tolerâncias e estado de superfície;
Promover a familiarização dos alunos com a representação de tubagens e instrumentos de controlo;
Desenvolver capacidade para realizar esboços à mão livre ou com a ajuda de instrumentos básicos
Desenvolver a capacidade para utilizar programas de CAD.
Programa
1. Conceitos preliminares.
1.1 Normalização
1.2 Escalas
1.3 Legendas
1.4 - Linhas, letras e algarismos
2. Projecções ortogonais.
2.1 Projecções
2.2 Vistas.
2.3 Vistas parciais
2.4 - Cortes e secções.
3. Perspectivas axonométricas.
3.1 - Tipos de representações axonométricas
4. Cotagem
4.1 Cotagem nominal
4.2 Toleranciamento dimensional
4.3 Toleranciamento geometrico
5. Introdução ao CAD
5.1 Introdução
5.2 Ferramentas
Metodologia de avaliação
Os alunos são avaliados na Unidade Curricular tendo em conta as seguintes componentes e ponderação:
1. Teste desenho tradicional realizados ao longo do semestre, com um peso de 45% (ES);
2. Exercício final de um modelo prático em CAD, com um peso de 30% (EF);
3. Teste de CAD 25% (CAD).
A classificação final (CF), em avaliação por frequência ou avaliação por exame (Época Normal, Época de Recurso e Época Especial) é obtida através de CF=ES+EF+CAD, não existindo nota mínima para cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia
- Cunha, L. (2010). Desenho Técnico - 17a edição. (Vol. -). (pp. 1-854). -: Fundação Calouste Gulbenkian
- Morais, S. (2012). Desenho Técnico Básico. (Vol. 3). (pp. 1-320). -: Porto Editora
- Silva, A. e Ribeiro, C. e Dias, J. e Sousa, L. (2004). Desenho Técnico Moderno (12.ª Edição). (pp. 1-724). -: LIDEL
Método de Ensino
Existirão momentos de exposição dos conceitos teóricos seguidos de diversos exercícios práticos em CAD. O programa Autocad será utilizado como ferramenta de trabalho para aplicação dos conceitos teóricos e para a resolução dos exercícios práticos.
Software utilizado nas aulas
Autodesk Autocad.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)