Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911947.
Docente(s)
            - José Casimiro Nunes Pereira (1)(2)
- Renato Eduardo Silva Panda  (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
(1) - especificar requisitos funcionais e não-funcionais
(2) - identificar e descrever as propriedades dos requisitos
(3) - identificar e descrever as principais técnicas de recolha de requisitos
(4) - identificar e descrever as diferentes metodologias utilizadas no desenvolvimento de software e saber quando aplicar cada uma delas
(5) - identificar e descrever os diversos diagramas da linguagem UML
(6) - modelar um Sistemas de Informação, recorrendo à linguagem UML
(7) - identificar os princípios a aplicar nos testes de software e os fundamentos de testes de software
Programa
          (1)- Definição de requisitos de sistemas
   (a)- O que é um Sistema de Informação
   (b)- Análise de Requisitos
   (c)- Requisitos Funcionais vs. Requisitos Não-Funcionais
   (d)- Qualidades a observar pelos requisitos
   (e)- Estratégias e métodos de recolha de requisitos
(2)- Metodologias de desenvolvimento de software
   (a) conceitos de metodologias tradicionais vs. Ágeis
   (b) vantagens e inconvenientes;
(3)- UML (Unified Modelling Language)
   (a)- A importância da Modelização
   (b)- Introdução e perspetiva histórica da UML
   (c)- A notação da linguagem UML
   (d)- Estudo dos diversos Diagramas UML
     (d.1)- Diagrama de Use Cases
     (d.2)- Diagrama de Classes
     (d.3)- Diagrama de Atividades
     (d.4)- Diagrama de Estados
     (d.5)- Diagrama de Sequência
     (d.6)- Diagrama de Instalação
     (d.7)- A representação de Bases de Dados usando UML
(4)- Modelação de um sistema de informação
   (a)- Descrição de um sistema de informação, utilizando a UML
   (b)- Construção de protótipo exploratório
(5)- Testes de software
   (a)- Porque testamos?
   (b)- Os 7 princípios de testes
   (c)- Planeamento, conceção, controle e execução de testes
   (d)- Testes através do ciclo de vida do software
Metodologia de avaliação
          - Teste escrito, sem consulta, nas épocas de exame (40% nota final);
- Trabalhos a executar durante as aulas (60% nota final)
    - Trabalho prático (50 % nota final);
    - Trabalhos intercalares (10 % nota final).
Nota mínima em cada uma das componentes: 7,0 valores
Bibliografia
          - Borges, J. (2015). Modelação de Dados em UML - Uma abordagem por problemas. Portugal:  FCA - Editora de Informática, Lda
- Fowler, M. (2007). UML distilled. NY:  Addison-Wesley
- O`Neill, H.  e Nunes, M.  e Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. (pp. 1-288). Lisboa:  FCA / LIDEL
- Sommerville, I. (2015). Software engineering. (Vol. (10th edition)). USA:  Pearson Education
- Stevens, P. (2006). Using UML - Software Engineering with Objects and Componentes. England:  Addison-Wesley
Método de Ensino
          Apresentação de aulas teóricas expositivas, sobre a matéria lecionada, seguida de aulas teórico-práticas, onde serão resolvidos exercícios.
Software utilizado nas aulas
          Visual Paradigm
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 33/2024 de 18/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















