Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911937.
Docente(s)
- António Casimiro Teixeira Batista (2)
- José Casimiro Nunes Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
(1)- descrever os modelo de organização de bases de dados (relacional, redes, relacional);
(2)- descrever os fundamentos da modelização de bases de dados relacionais;
(3)- conceber bases de dados através da análise de dependências funcionais e normalização;
(4)- conceber bases de dados pelo método de entidade-relacionamento;
(5)- executar comandos SQL de definição da estrutura de dados (LDD)
(6)- executar comandos SLQ para interrogar e manipular os dados de uma base de dados (LMD)
Programa
1. Introdução.
1.1 Importância e influência das Bases de Dados nas sociedades actuais.
1.2 Objectivo/Função dos SGBD(DBMS).
1.3 Abstracção dos dados.
1.4 Modelos de dados.
1.5 Instâncias e esquemas.
1.6 Independência de dados.
1.7 Linguagem de definição de dados (LDD) e linguagem de manipulação de dados (LMD).
1.8 SQL.
1.9 Gestor de Base de Dados.
1.10 Administrador de Base de Dados.
1.11 Estrutura geral do sistema.
2. Modelos de 1ª geração.
2.1 Modelo Hierárquico.
2.1.1 Conceitos básicos.
2.1.2 Estrutura em árvore.
2.1.3 Manipulação de dados.
2.1.4 Segmentos virtuais.
2.2 Modelo em rede.
2.2.1 Conceitos básicos.
2.2.2 Estrutura de grafos.
2.2.3 Manipulação de dados.
3. Modelos de 2ª geração. Modelo de dados Relacional.
3.1 Conceitos básicos
3.2 Relações.
3.3 Esquema relacional.
3.4 Chaves.
3.5 Dicionário de dados.
3.6 Integridade relacional.
4. Concepção de Bases de Dados. Dependências funcionais e normalização.
4.1 Dependências Funcionais.
4.2 Redundância.
4.3 Normalização.
4.3.1 1ª forma normal.
4.3.2 Anomalias.
4.3.3 2ª forma normal.
4.3.4 3ª forma normal.
4.3.5 Forma normal de Boyce-Codd (BCNF).
4.4 Regras de inferência.
4.5 Estratégias de decomposição por análise de dependências funcionais.
5. Concepção de Bases de Dados. Método de Entidade-Relacionamento (E-R).
5.1 Conceitos básicos.
5.2 Diagrama de E-R.
5.3 Diagrama de ocorrências.
5.4 Noção de participação obrigatória.
5.5 Grau de um relacionamento.
5.6 Estabelecimento de tabelas a partir de diagramas E-R.
5.7 Relacionamentos binários múltiplos.
5.8 Relacionamentos de ordem superior a 2.
6. Linguagens relacionais: O SQL.
6.1 Operações relacionais.
6.2 Comandos SQL.
6.3 LDD.
6.4 LMD.
Metodologia de avaliação
A Classificação Final é obtida da seguinte forma:
a) Componente de avaliação escrita: 85%
b) Componente de avaliação prática (realização das fichas de exercícios, durante as aulas): 15%
Dispensa de realização de Exame:
Dispensam da realização de exame, os alunos que tendo realizado as duas provas de Frequência (F1 e F2) + avaliação prática, obtenham uma classificação final de, pelo menos, 10 valores. Adicionalmente, é obrigatório que na componente de avaliação prática, obtenham avaliação positiva em pelo menos 50% das fichas de exercícios.
Avaliação em exame:
- prova escrita (85%) com duas partes (P1+P2). Os alunos poderão optar por realizar a totalidade da prova ou apenas uma das partes. Nesse caso, a nota será calculada pela valoração de P1+F2 ou F1+P2. Só serão utilizadas notas de F1 ou F2, se estas forem superiores a 9,5v.
- Fichas de exercícios (15%). Aplica-se a mesma exigência sobre a componente de avaliação prática, referida na dispensa de realização de exame.
Componente de avaliação prática:
Os alunos que o desejarem, podem manter a nota da Componente de Avaliação Prática, referente ao ano letivo 2022/2023, devendo para isso contactar um dos docentes da UC.
Assistência obrigatória a 2/3 das aulas práticas, conforme Regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Batista, A. (2012). Apontamentos e material de apoio. Tomar: Autor
- Date, C. (2004). Database Systems. New York: Pearson Addison Wesley
- Gouveia, F. (2014). Fundamentos de Base de Dados. Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda
- Pereira, J. (1999). Tecnologia de Bases de Dados. Lisboa: Lidel/FCA - Editora de Informática
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos em estudo, aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e Práticas de Laboratório.
Software utilizado nas aulas
MySQL 5.6, 5.7 ou 8.0
PHP MyAdmin
MySQL Workbench
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 11/2023 de 13/12
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)