Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
7.5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 964456.
Docente(s)
            - Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. Organizar e gerir projetos de design
2. Demonstrar criatividade e pensamento crítico
3. Conhecer as especificidades de formatos e suportes diversos
4. Tomar decisões metodológicas e planear com autonomia
5. Argumentar e expor resultados com eficácia.
6. Reafirmar competências adquiridas ao longo do ciclo de estudos.
7. Compreender a importância da ética e responsabilidade social no design
Programa
          1. Projeto de design
1.1. Briefing e cronograma
1.2. Conceito, maquetes, artes-finais
1.3. Formatos e suportes
2. Portfolio e estratégias para a auto-promoção
2.1. Seleção de trabalhos, apresentação e organização do conteúdos.
3. Deontologia profissional
3.1. Princípios éticos, responsabilidade social e sustentabilidade.
Metodologia de avaliação
          Em época de Avaliação por Frequência, a avaliação da UC é contínua e a classificação final resulta da seguinte ponderação: Projeto 1 (20%%) + Projeto 2 (80%)
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
São dispensados de exame, os estudantes cuja média ponderada seja igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
São admitidos a Avaliação por Exame os estudantes que tenham frequentado, pelo menos, 2/3 das aulas e que tenham realizado pelo menos um dos projetos.
Em época de Avaliação por Exame serão considerados os dois projetos desenvolvidos durante o semestre.
Obtem-se aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
          - Barbosa, E.  e Lemos, J.  e Azevedo, M.  e Machado, T. (2024). Código de conduta profissional para designers professional. Code of conduct for designers.. (pp. 1-22). _:  International Council of Design
- Fine, P. (2016). Sustainable Graphic Design Principles and Practices. (pp. 1-256).  :  Bloomsbury Publishing
- Hugues, P. (2010). Exhibition Design. Londres:  Laurence King Publishing
- Lorenz, M. (2021). Flexible Visual Systems: The Design Manual for Contemporary Visual Identitie. Germany:  Slanted Publishers
- Myers, D. (2013). The Graphic Designer's Guide to Portfolio Design. New Jersey:  Wiley
- Shaughnessy, A. (2005). How to Be a Graphic Designer: Without Losing Your Soul. Londres:  Laurence King Publishing
- Welsh, C. (2013). Design: Portfolio: Self promotion at its best. Londres:  Rockport Publishers
Método de Ensino
          1. Aulas com recurso aos métodos expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2. Metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em Projeto (Project Based Learning  PBL) e baseada em Desafio (Challenge Based Learning  CBL)
Software utilizado nas aulas
          Adobe Creative Cloud, Microsoft Office, Figma e Microsoft Teams.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 42/2025 de 21/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















