Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964442.
Docente(s)
- Mário Miguel Jesus Carvalho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
I. Conhecer as ferramentas e conceitos base nas áreas do processamento electrónico de textos e do desenho vectorial.
I.1. Conhecer e familiarizar-se com as ferramentas do programa operativo (desenho vectorial)
II. Desenvolver competências no domínio da aplicação para a edição de texto no software de desenho vectorial
II.1. Dominar software específico de edição e realização imagens vectoriais.
II. 2. Desenvolver de capacidades de preparação de originais para diferentes tipos de utilização.
Programa
1. Introdução à Informática.
1.1 Noções de hardware e de software.
2. Imagem digital; distinção entre imagens bitmap e vectorial.
3. Edição e elaboração de imagens vectoriais (software específico).
3.1. O ambiente de trabalho. Definição do documento.
3.2. Introdução e familiarização com a caixa de ferramentas do programa operativo.
3.3. Desenho por paths e formas pré-definidas - Criação e manipulação de paths.
3.4. Transformação, distorção e fusão de objectos.
3.5. Painéis
3.6. Família de fontes, entrelinhamento, kerning e tracking.
3.7. Criação e edição de padrões e estilos gráficos
4. Modos, modelos e sistemas de cores.
4.1. Uso de cor e gradientes em software de desenho vectorial.
5. Tipos de ficheiros.
5.1. Preparação de originais para diferentes tipos de utilização.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua
Avaliação contínua incide sobre os trabalhos práticos realizados em aula (95%) e a assiduidade
(5%).
Estão aprovados e dispensados de avaliação por exame os alunos com assiduidade superior a
2/3 (dois terços) das aulas e que tenham realizado os trabalhos práticos com nota igual ou superior a 10 (dez) valores.
Serão excluídos da avaliação por exame os alunos com assiduidade inferior a 2/3 (dois terços) das aulas.
Avaliação por Exame
Consiste na resolução de um problema prático abrangente, em que o aluno demonstre as competências adquiridas.
Bibliografia
- ALVES, W. (2015). Adobe Illustrator CC 2015 - Ferramentas e Técnicas para Desenho. São Paulo: Érica
- ANDRADE, M. (2016). Adobe Illustrator CC. São Paulo: Senac
- Adobe Creative Team, . (2013). Adobe Illustrator CS5: Classroom in a book. San Jose: Adobe Press
- CHELIUS, C. e SCHWARTZ, R. (2019). Learn Adobe Illustrator CC for Graphic Design and Illustration: Adobe Certified Associate Exam Preparation (Adobe Certified Associate (ACA)). (Vol. 1). San Francisco: CA: Pearson Education, Adobe Press
- LÉLIS, C. (2009). Illustrator CS3 & CS4 - Curso Completo. Lisboa: FCA - Editora de Informática, Lda.
- TALVANES, A. (2018). Adobe Illustrator CC a arte de vetorizar. Rio de Janeiro: Alta Books Editora
- WOOD, B. (2022). Adobe Illustrator CC Classroom in a Book (2023 release. (Vol. 1). San Francisco: CA: Pearson Education, Adobe Press
Método de Ensino
Apresentação dos conteúdos teóricos com recurso a meios audiovisuais.
Execução prática de exercícios propostos durante o semestre com acompanhamento teórico.
Criação, edição e preparação de documentos.
Software utilizado nas aulas
Adobe Illustrator
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)