Publicação em Diário da República: Despacho nº 9182/2020 - 25/09/2020
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964427.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)(2)
- Júlio César Moita Jorge Ruivo da Silva (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não Aplicável
Objetivos
A)Adquirir conhecimentos sobre animações e sobre a sua história.
B)Desenvolver o conceito das animações e construir a respetiva narrativa visual.
C)Adquirir mestrias para o desenvolvimento de conteúdos de animação gráfica.
D)Desenvolver projeto de animação gráfica (motion graphics).
Programa
1.PRINCIPAIS MOMENTOS DA HISTÓRIA DA ANIMAÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS SOBRE FILMOLOGIA E SOBRE ANIMAÇÃO:
a. História da animação.
b. Técnicas de animação.
c. Regras de animação.
d. Técnicas digitais de animação.
e. Planos, enquadramento, pontuação, efeitos e posição da câmara, angulação.
f. Motion Graphics; animação gráfica como complemento ao design de comunicação impresso.
g. A Animação em computador.
h. A computação gráfica na animação.
2.CONCEITO E CRIAÇÃO DE UMA NARRATIVA VISUAL PARA ANIMAÇÃO:
a. A ideia
b. A narrativa visual
c. O conceito e o target (publico alvo e plataforma de distribuição) d.Guião
e. O Storyboard.
f. Processo criativo: Exercitação ao nível do storyboard com base em distintas condicionantes.
Exercitação de texto, de identidade corporativa e de mensagens visuais impressas, na forma de imagens em movimento ou animadas.
3. Software de animação. O After Effects:
a. Workfow do After Effects; caraterísticas e aplicabilidade.
b. Criação da composição.
c. Gestão de composições.
d. As composições e plataformas de distribuição do conteúdo (Aspect Ratio).
4.CRIAÇÃO COM AFTER EFFECTS:
a. Criação de Objetos.
b. Criação de shapes.
c. Criação de texto.
d. Importação de elementos gerados no Photoshop.
e. Importação de elementos gerados no Ilustrator.
f. Conversão de ficheiros a partir do Ilustrator.
g. Importação deSequências.
h. Utilização de Solid.
5. Técnicas básicas de animação:
a. Software 2D de computação gráfica.
b. Técnicas de animação: Keframes e a composição.
c. Manipulação de Keyframes.
d. Animação de shapes.
e. Animação de texto.
6.TÉCNICAS AVANÇADAS DE ANIMAÇÃO:
a. Keframes avançados e composição de composições.
b. Efeitos em shapes.
c. Aplicação de efeitos de animação.
d. Conversão para 3D: trabalhar a profundidade e a perspetiva.
e. Iluminação.
f. Camara virtual.
g. Movimento de camara.
h. Parentalidade ou ligação entre objetos.
i. Animação gráfica com base no áudio.
j. Utilização de Adjustment Layer.
k. Utilização de Null Objects.
l. As expressões em After Effects.
7.TÉCNICAS DE COMPOSIÇÃO E DE RENDERIZAÇÃO:
a. Aplicação de VFX (efeitos visuais).
b. Chroma key.
c. Canal Alpha e Matte.
d. Aplicação de efeitos em composições.
e. Composição gerada por importação e por software 3D.
f. Ligação a outro software: Adobe Premiere.
g. Exportação através de adobe média encoder.
8.EXECUÇÃO DO PROJETO FINAL:
a. Aplicação dos pressupostos teóricos num projeto de animação.
b. Criação do conceito consoante a plataforma de distribuição e o publico alvo.
c. Conceção da planificação: storyboard.
d. Design do grafismo/animação.
e. Animação do conceito.
f. Renderização e composição.
g. Distribuição do conteúdo.
Metodologia de avaliação
A UC tem duas componentes: 1) a componente de planeamento de animações (contacto e estudo de argumentos visuais, para desenvolver respostas visuais, storyboard (Docente JCR; 25% das horas contacto do semestre, contando um terço para a classificação final). A avaliação incide sobre os exercícios, todos com o mesmo peso (nota expressa de zero a vinte valores). 2) a componente de História e de conceitos de animação, software e técnicas criação de animações (Docente JCS; 75% das horas contacto do semestre, valendo três quartos para a classificação final;
A avaliação na segunda componente incide sobre exercícios (30% da nota final) e a apresentação de projeto final (70% da nota final).
A avaliação é expressa de zero a vinte valores.
Os alunos são avaliados quantitativamente em frequência, estando o acesso à mesma
dependente da sua presença a pelo menos dois terços das aulas.
A exame só são admitidos os alunos que foram avaliados em frequência, mas que não obtiveram aproveitamento positivo naquela (dez valores). Em exame, na 1ª componente, os alunos são avaliados pelos exercícios propostos nas aulas, devidamente reformulados. Na 2ª, a avaliação vale 100%, e respeita à apresentação e defesa de trabalho prático.
Bibliografia
- Arijon, D. (1999). Grammaire du langage filmé. Paris: Dujarric
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. 1). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- Grilo, J. (2010). As lições do cinema. Lisboa: Colibri
- JACKSON, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE . (Vol. 1). USA: Routledge
Método de Ensino
Aulas teóricas e práticas; descoberta de: actantes, narrativas e sua apresentação, conceitos, processos e técnicas. Exercitação.
Aulas de aplicação: sketching, designing/projetação,
apresentação/discussão/reformulação das propostas.
Software utilizado nas aulas
Software de desenho, de edição e manipulação de imagem fixa de edição vídeo e áudio, de efeitos e pós produção de animações e vídeo.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 34/2025 de 08/01
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)