Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297229.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
- Distinção dos diferentes suportes e plataformas;
- Compreensão das diferentes formas de consumo de conteúdos informativos;
- Domínio das diferentes linguagens;
- Competências para a produção de conteúdos informativos para o meio digital;
Programa
1. As plataformas:
- Os meios tradicionais e a sua presença online;
- As plataformas de média sociais
2. A produção de conteúdos:
- As diferentes linguagens;
- Som, texto, imagem, vídeo;
- Os conteúdos adaptados às diferentes plataformas;
3. A divulgação dos conteúdos:
- As métricas;
- As estratégias.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
Realização de três trabalhos ao longo do semestre (25% cada um) mais trabalhos realizados em aula (25%)
A nota final resulta da média ponderada destes trabalhos.
Os alunos que não realizarem os três trabalhos são admitidos a exame.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Avaliação por exame:
Trabalhos (40%) + nota da época de frequência (60%)
As mesmas regras, incluindo prazos de entrega de trabalhos, também se aplicam aos trabalhadores estudante e alunos em Erasmus.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Adornato, A. (2018). Mobile an Social Media journalism: a practical guide. USA: Sage
- Bull, A. (2016). Multimedia journalism: A practical guide. NY: Routledge
- Franklin, B. e Eldridge, S. (2017). The routledge companion to digital journalism Studies. NY: Routledge
Método de Ensino
Análise de projetos e conteúdos online associada à produção e publicação de conteúdos em suportes digitais.
Software utilizado nas aulas
NA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)