Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829721.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da
mundivisão e da mundividência, aprendendo casos paradigmáticos de realização linguística
coerente e coesa de representação
B- Desenvolver competências gramaticais no âmbito do texto e do discurso, assim como as
formas de realização enunciativas
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e
de análise do discurso.
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita. Dominar as noções de espaço e de tempo na realização e projeção do discurso; dominar o estilo de escrita adequado às diversas realizações
Programa
1. Formas de Comunicação:
1.1.Comunicação não-verbal;
1.2.Comunicação verbal: Modalidade escrita; modalidade oral: Comunicação interlocutiva e monolocutiva.
2. Expressão oral: Especificidade do modo oral. Discurso espontâneo e discurso preparado.
2.1.Teoria da Enunciação; modalização do discurso.
2.2. A adequação dos registos e variedades de língua às diferentes situações de interação
verbal.
2.3.Interação verbal - competência comunicativa; componentes da interação verbal: atores e contexto;
2.4.Analise da conversação; realização linguística e desigualdade social; os discursos da diferença.
2.5. A técnica da entrevista (os tipos, a preparação do texto orientador e a postura).
3. Expressão escrita: planificação; textualização; revisão.
Princípios constitutivos do texto: a textualidade - coesão, conexão, coerência, a heterogeneidade composicional dos textos. , alguns exemplos.
4.Enriquecimento do léxico adequado à produção do discurso nas diferentes situações de comunicação escrita e oral.
- Aplicação da matéria lecionada em aula- Exercícios práticos de expressão oral e de expressão escrita. Simulação de entrevistas; leitura de diferentes tipos de textos
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (Contínua e cumulativa):
- Práticas desenvolvidas em contexto de aula (10%);
- 1ª Prova escrita (45%)- nota mínima 8
- 2ª Prova escrita (45%) - nota mínima 8
Avaliação por Exame (normal e recurso):
- prova escrita 100%
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em avaliação por
frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Figueiredo, E. (2003). Dicionário Prático para o Estudo do Português- da Língua aos Discursos. Porto: Porto Editora
- Hall, E. (2003). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio D'Agua
- Mira Mateus, M. (2003). Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho
- Oliveira, M. (2005). Fábrica do texto. Cascais: Arte Plural
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas
b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.
c)Tutorias.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)