Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 829716.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Ana Filipa Vieira Lopes Joaquim (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Dominar os conceitos e as técnicas de Marketing; identificar, descrever e perceber a utilização das técnicas de Marketing; enquadrar o Marketing no âmbito mais alargado da Comunicação; reconhecer a crescente importância do Marketing nas sociedades modernas; reconhecer a importância do Marketing no contexto organizacional, desenvolvendo as competências de planear e executar projectos que impliquem orientações de Marketing em ambientes profissionais e desenvolver a criatividade, o espírito crítico e a resolução de problemas propondo soluções adequadas à prática profissional em questão.
Programa
1. O marketing no mundo atual e o seu meio envolvente.
1.1. Conceito de marketing e a criação de valor.
1.2. Sistema de Marketing.
2. Os mercados
2.1.O mercado consumidor e o comportamento de compra do consumidor.
2.2. O mercado industrial e o comportamento do comprador industrial.
2.3. Segmentação de mercados e o posicionamento de marketing.
2.5. Sistemas de informação e investigação de mercado.
3. O composto de marketing
3.1. Marketing-mix: produto, preço, distribuição e promoção
4. A Comunicação de marketing
4.1 Comunicação integrada
4.2- As variáveis do mix de comunicação
5. Marketing Público e Social.
5.1. Marketing verde.
5.2. Marketing Cultural.
5.3. Marketing desportivo.
5.4. Marketing de eventos.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
1 trabalho de grupo (50% da nota final)
1 trabalho individual (50% da nota final)
Avaliação por exame:
Prova escrita - 50%
Trabalhos desenvolvidos durante o semestre - 50%
Em todas as épocas, a aprovação com classificação, resultante da média ponderada, igual ousuperior a 10 valores.As formas de avaliação indicadas aplicam-se também aos Trabalhadores-Estudantes e aosEstudantes Erasmus e Internacionais.
Em Época Especial, aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
O/A estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.
Bibliografia
- Kotler, P. e Kartajaya, H. (2024). Marketing 6.0 - O Futuro é Imersivo. Lisboa: Actual Editora
- Lévi, J. e Lendrevie, J. e Baynast, A. (2018). Mercator: O Marketing na Era digital. (Vol. 17ª). (pp. 7-595). Alfragide: D. Quixote
- Setiawan, I. e Kartajaya, H. e Kotler, P. (2021). Marketing 5.0 - Tecnologia Para a Humanidade. Lisboa: Actual Editora
Método de Ensino
Método teórico, expositivo com recurso a aplicação prática e ao estudo de casos.
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
Plataforma de e-learning/
MoodlePlataforma TeamsZoom
CANVA
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)