
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 45,0 TP , Cód. 83718.
Docente(s)
- Raquel Palma Tomé de Sousa Botelho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1. Estabelecer e identificar as relações entre média e sociedade;
2. Compreender os conceitos de comunicação de massa, mass média, cultura e transmédia;
3. Compreender aspetos ligados à produção, ou seja, às indústrias dos média, na sua relação com o mundo social;
4. Aprofundar problemáticas ligadas
Programa
1. Introdução à sociologia dos média;
2. Produção: a indústria dos média e a sua relação com o mundo social;
3. Conteúdo: representações do mundo social;
4. Audiência: comunicação de massas e os seus efeitos no público;
5. Novos média e sociedade;
6. Novos média e a disseminação da informação;
7. Novos média e redes: da massificação à fragmentação;
8. Dinâmicas participativas: política, economia,
Metodologia de avaliação
Bibliografia
Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos teóricos
2. Análise de casos de estudo exibidos em sala de aula
3. Debate a partir de trabalhos apresentados sobre os casos de estudo
Software utilizado nas aulas