
6 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 837110.
Docente(s)
- Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves (2)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Gerir as categorias de som que compõem um produto audiovisual;
A.1. Entender as abordagens típicas de distintos cargos no som profissional;
B. Conhecer e aplicar os princípios de edição criativa e montagem de som;
B.1. Aplicar efeitos sonoros e outras estragégias processuais à montagem e mistura de som;
C. Identificar as características técnicas da imagem;
C.1. Compreender o conceito de imagem e a sua evolução tecnológica;
D. Desenvolver proficiência nas operações de produção e edição de imagens digitais;
D.1. Manipular imagens com recurso a equipamentos e software.
Programa
1. Som analógico e som digital: potencialidades
1.1. Características e especificidades do som digital
1.2. Musique concrète como precursora da edição sonora criativa
1.3. Criação e manipulação sonora
1.4. Som sintetizado e som samplado
2. Tecnologias de estúdio para o trabalho de som
2.1. Digital Audio Workstations e outros recursos similares ou complementares
2.2. Uso correto de microfones e suas especificidades
2.3. Aspetos primordiais da acústica de salas
2.4. Efeitos e automatismos (keyframes)
3. Sincronização de som e imagem
3.1. Montagem de som para imagem
3.2. Implementação de Foley e de ADR
3.3. Normas e exceções na simultaneidade de sons e imagens
4. Espacialização sonora
4.1. Especificidades de sons captados em gravadores e dos ficheiros obtidos
4.2. Panorâmica para estéreo ou sistemas multipontos
4.3. Mesas de controlo e altifalantes
5. Imagem analógica e imagem digital
5.1. Câmara obscura
5.2. Câmara analógica
5.3. Câmara digital
6. Imagem estática e imagem em movimento
6.1. Registo fotográfico
6.2. Da fotografia à cinematografia
6.3. Ferramentas de edição de imagem
7. Imagem criada e imagem gerada
7.1. Composição de imagem: princípios e aplicação
7.2. Mediatização da imagem: processos e padrões
7.3. Imediatização da imagem: inventário e inteligência artificial.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência e por exame (normal, recurso, especial)
Módulo de Som - 50%
A classificação do módulo de Som resulta da média simples das classificações obtidas nos exercícios produzidos, de acordo com o plano de trabalho apresentado pelo docente.
Módulo de Imagem - 50%
A classificação do módulo de Imagem resulta da média simples das classificações obtidas nos exercícios produzidos, de acordo com o plano de trabalho apresentado pelo docente.
Bibliografia
- Foust, J. e Fink, E. e Gross, L. e , . (2018). Video Production - Disciplines and Techniques. Nova Iorque: Routledge
- Marques, M. e , . (2014). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. Lisboa: LIDEL / FCA
- Pohlmann, K. e , . (2010). Principals of Digital Audio. Reino Unido: McGraw-Hill Education
- Weise, M. e Weynand, D. e , . (2007). How Video Works. Reino Unido: Focal Press
Método de Ensino
1. Exposição de conteúdos teóricos
2. Análise e estudo de casos apresentadas pelos docentes
3. Apresentação e análise dos exercícios produzidos
Software utilizado nas aulas
Audacity
DaVinci Resolve
Gimp
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável