Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817740.
Docente(s)
- João Ricardo Mendes de Freitas Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de analisar uma imagem digital, aplicar técnicas de correção de exposição e cor de uma imagem. Executar uma composição em movimento 2D, com recurso a tipografia e gráficos.
Programa
1-Imagem Digital
a.Ficheiro Informático
b.Resolução Espacial
c.Resolução Temporal
d.Profundidade de cor
2-Correção de Cor
a.Definição de cor
b.Contraste
c.Nível de preto e branco
d.Temperatura de cor
e.Saturação
f.Recortes de cor e Máscaras
3-Composição de imagem 2D
a.Conceitos de Motion
b.Layers
c.Keyframes
d.Efeitos
e.Keying e mate
f. Máscaras
4-Renderização, exportação e distribuição de conteúdos
a.Formatos
b.Codecs
c.Outputs
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua/Periódica:
Projeto I (50%); Projeto II (50%)
Avaliação em Exame:
Projeto Final (100%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT.
Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- DARIA, F. (2022). The Colorist Guide to DaVinci Resolve 18. (pp. 1-378). EUA: Blackmagic Design
- FTIDSMA, L. e , . (2022). Adobe After Effects Classroom in a Book (2022 release). (pp. 1-432). UK: Addison Wesley;
- VAN HURKMAN, A. (2014). Color Correction Handbook: Professional Techniques for Video and Cinema. (pp. 1-646). California: PeachPit Press
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas expositivas onde se descrevem os conceitos fundamentais. Aulas práticas de resolução de casos práticos e aplicação dos conceitos a cenários de utilização real.
Software utilizado nas aulas
Adobe After Effects
Davinci Resolve
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de dezembro de 2025
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















