Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817738.
Docente(s)
- Liliana Cristina Vidais Rosa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Proficiência em língua inglesa
Objetivos
A. Identificar e compreender os contextos histórico e teórico da ligação entre cinema e outras artes.
B. Desenvolver capacidade analítica e crítica em face de obras ou objectos artísticos que evidenciam intertextualidade formal.
C. Produzir objectos fílmicos a partir de uma base dialógica.
Programa
1. A multiplicidade artística na produção cinematográfica.
1.1. A presença de outras artes nas metodologias de produção cinematográfica.
1.2. A interação criativa e técnica entre diferentes domínios artísticos.
2. Diálogos e inquietudes entre o cinema e outras artes.
2.1. Drama e Cinema: tragédia grega e contemporaneidade; horizontes brechtianos.
2.2. Performance, dança e cinema: dimensão performativa e dança.
2.3. Arquitetura, fotografia e cinema: diálogo entre a arquitetura e o cinema, encontro entre fotografia e cinema.
2.4. Cinema e artes plásticas: pintura, cinema de animação e ilustração.
2.5. Poesia, literatura e cinema: a poesia, o texto visível.
3. Apresentação, visionamento e análise dos exercícios produzidos.
Metodologia de avaliação
1. Avaliação por Frequência
1.1 Assiduidade e intervenção regular sobre os exercícios e os filmes em discussão nas aulas (10%).
1.2 Produção de 2 exercícios fílmicos de aproximadamente 5 minutos de duração (cada exercício vale 40%; total dos 2 exercícios vale 80%). Cada exercício fílmico deverá incidir sobre um diálogo entre o cinema e outra arte (escolhida pelo aluno).
Elaboração de 2 memórias descritivas (cada memória descritiva vale 5%; total das 2 memórias descritivas vale 10%). Cada memória descritiva deverá incidir obrigatoriamente em cada um dos exercícios fílmicos produzidos pelos alunos, ou seja, uma memória descritiva por cada exercício fílmico.
2. Avaliação por exame
2.1 Época Normal, Época de Recurso e Época Especial: serão solicitados os mesmos 2 exercícios fílmicos (cada exercício vale 45%; total dos 2 exercícios vale 90%) e os mesmas memórias descritivas (cada memória descritiva vale 5%; total das 2 memórias descritivas vale 10%) que no contexto de avaliação por frequência (100%).
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Araújo, N. (2016). Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX. Lisboa: Edições 70
- Grilo, J. e Aparício, M. (2013). Cinema e Filosofia - Compêndio. Lisboa: Edições Colibri
- Oliveira, A. e Pereira, A. e Rosa, L. e Penafria, M. e Araújo, N. (2019). Cinema e Outras Artes: Diálogos e Inquietudes Artísticas I,. Covilhã: Livros Labcom, Coleção Ars.
- Rosa, L. (2017). Tragédia e Contemporaneidade no cinema de João Canijo. Silveira: Tese de Doutoramento não publicada. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.
Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas expositivas
2. Visionamento e análise de filmes
3. Aulas prático-laboratoriais para produção de exercícios
Software utilizado nas aulas
1. Plataforma utilizada
1.1 Microsoft Teams
2. Software necessário para aplicação dos conhecimentos adquiridos
2.1 Microsoft Word
2.2 Adobe Acrobat Reader
2.3 Open Office
2.4 VLC Media Player
2.5 Quick Time Player
2.6 Da Vinci Resolve
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de dezembro de 2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)