4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 TP + 15,0 OT , Cód. 346768.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
O aluno deverá adquirir competências com a utilização de programas de desenho tridimensional, bem como compreender as potencialidades e as aplicabilidades destas ferramentas à arqueologia.
Programa
1. O desenho tridimensional e a sua aplicabilidade na arqueologia:
a. O 3D como ferramenta didáctica;
b. O 3D como ferramenta auxiliar de interpretação;
2. Desenho tridimensional
a. Aulas práticas onde os alunos desenvolvem competências na utilização de software de desenho 3D.
Metodologia de avaliação
Trabalho: Exercício de construção tridimensional de um objeto - 100% em qualquer das épocas de avaliação (frequência e exame).
Bibliografia
- Grieco, G. (2003). Modeling la Belle: A Reconstruction of a Seventeenth-Century Light Frigate . Texas: A&M University
- P, F. (2006). H.M.S. Pallas: Historical Reconstruction of an 18th-Century Royal Navy Frigate . Texas : A&M University
- Steffy, R. (1994). Wooden Shipbuilding and the Interpretation of Shipwrecks, College Station: (a bíblia da reconstrução naval). Texas: A&M University
Método de Ensino
Expositivo direto e aplicativo.
Software utilizado nas aulas
Elearning; Rhinoceros
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 12 de julho de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)