Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 4,0 OT , Cód. 964427.
Docente(s)
- João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1Transformar informação em conteúdo interativo
2Estruturar navegação c/lógica
3Criar animações dotadas de sentido
4Implementar layouts de ecrã para multimédia
5Aplicar conhecimentos durante o processo
6Usar software c/mestria
7Demonstrar conhecimentos no âmbito do multimédi
Programa
a)Metodologia de designing
b)Multimédia: produtos, elementos, modos de interação com a informação
c)Prototipagem em função da plataforma e do conteúdo
d)Design do conteúdo; informação e navegação
e)Design de interface; botões, comandos, menus, animações
f)Design de animações
h)Animação entre ecrãs-cenas
i)Crítica de uso
j)Projetação de protótipo funcional
l)Testagem e redesign
Metodologia de avaliação
Avaliação formativa durante as aulas, processo de designing.
Realização de Frequência no final do semestre, que consiste na apresentação dos exercícios e/ou dos projetos que foram propostos, devendo refletir as sugestões que foram feitas pelo docente, nas aulas.
A nota da frequência é a média aritmética dos projetos propostos, possuindo todos eles o mesmo peso.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de um exercício prático, sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos ou projetos que foram propostos. A nota do exame, é a média aritmética da classificação obtida no exercício prático (50%), com a classificação atribuída aos trabalhos(50%).
Bibliografia
- Arijon, D. (1999). Grammaire du langage filmé. Paris: Dujarric
- BEN TU SHU, S. (2015). Motion Graphics in Branding. (Vol. 1). Hong Kong: Sendpoint Publishing
- Grilo, J. (2010). As lições do cinema. Lisboa: Colibri
- JACKSON, C. (2014). After Effects and Cinema 4D Lite: 3D Motion Graphics and Visual Effects Using CINEWARE . (Vol. 1). USA: Routledge
Método de Ensino
A)Aulas teóricas expositivas: conceitos e exemplos
B)Análise de conteúdos multimédia
C)Aulas práticas de descoberta software
E)Aulas manuseamento de software de design para app;
F)Resolução de problemas
G)Avaliação sumativa, sobre produto
Software utilizado nas aulas
Software de prototipagem rápida, Axure ou similar
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)