IPT Logotipo do IPT

Comunicação Social: Jornalismo e Comunicação Empresarial

Publicações Digitais

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023

6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297227.

Docente(s)
- Ana Isabel e Sousa do Carmo (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não Aplicável

Objetivos
1. Desenvolver capacidades de análise e de apreciação crítica, quanto à forma e ao conteúdo, de publicações digitais face às publicações impressas
2. Compreender e distinguir os diferentes formatos de publicações digitais
3. Identificar aplicações e dispositivos de leitura de publicações digitais
4. Conhecer as principais ferramentas e plataformas para publicações digitais
5. Adquirir e aplicar conhecimentos para o desenvolvimento de publicações digitais

Programa
1. Publicações impressas vs publicações digitais
2. Publicações digitais: formatos, aplicações e dispositivos de leitura
3. As diferentes ferramentas e plataformas
4. Adequação da escolha de formato ao conteúdo e distribuição da publicação
5. Desenvolvimento de publicações digitais

Metodologia de avaliação
Em época de Avaliação por Frequência, a avaliação da UC é contínua e resulta da seguinte ponderação: Assiduidade/Pontualidade (10%) + Trabalho em aula e em regime autónomo acompanhado (15%) + Projeto (50%) + Apresentação oral (25%).
A avaliação indicada aplica-se também aos estudantes Erasmus.
A avaliação dos Trabalhadores-Estudantes resulta da seguinte ponderação: Trabalho em regime autónomo acompanhado (15%) + Projeto (60%) + Apresentação oral (25%).
Os Trabalhadores-Estudantes devem contactar a docente no decorrer das duas primeiras semanas de aulas para tomarem conhecimento da sua forma de avaliação.
Admissão a Avaliação por Exame de todos os estudantes que não obtenham aprovação na época de Avaliação por Frequência.
Em época de Avaliação por Exame, a avaliação resulta da seguinte ponderação: Projeto (70%) + Apresentação oral (30%)
Em Época Especial aplica-se o definido em Avaliação por Exame.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do regulamento Académico do IPT.

Bibliografia
- Cezzar, J. e Apfelbaum, S. (2014). Designing The Editorial Experience. Beverly (EUA): Rokport Publishers
- Cohen, S. e Burns, D. (2014). Digital Publishing with Adobe InDesign CC: Moving Beyond Print to Digital. EUA: Adobe Press
- Franchi, F. (2013). ) Designing News: Changing the World of Editorial Design and Information Graphics. Berlin: Gestalten
- Zappaterra, Y. e Caldwell, C. (2014). ). Editorial Design: Digital & Print. . Londres (RU): Laurence King Publishing

Método de Ensino
1. Aulas com recurso aos métodos expositivo e demonstrativo, com apoio audiovisual.
2. Metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em projeto.

Software utilizado nas aulas
Apps Adobe Creative Cloud
Apps Microsoft Office

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado