5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 20339.
Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos a compreender a história e a evolução das teorias da Gestão de Recursos Humanos, de modo a ficarem dotados de uma base de conhecimentos sólida sobre a problemática das organizações, sua definição e objetivos organizacionais.
ODS: 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
Programa
Cap. I - Introdução
1.1 - A Organização e os seus diferentes níveis:
1.1.1 - Missão, visão, valores e definição de objectivos organizacionais.
Cap. II - Abordagem das diferentes teorias organizacionais
2.1 - Teorias clássicas: Taylor e Fayol.
2.2 - Max Weber e a burocracia.
2.3 - Escola das Relações Humanas.
2.4 - Teoria Geral dos Sistemas e Abordagem Sócio-Técnica.
2.5 - Teorias Contingenciais.
2.6 - Abordagem Política das Organizações.
2.7 - Temáticas Emergentes.
Cap. III - Estruturas analíticas: metáforas organizacionais
3.1 - O conhecimento metafórico.
3.2 - Metáfora mecânica.
3.3 - Metáfora orgânica.
3.4 - Metáfora política.
3.5 - Metáfora cibernética ou a organização como cérebro.
3.6 - Metáfora cultural.
Cap. IV - Estruturas Organizacionais
4.1 - Estrutura funcional.
4.2 - Estrutura divisional.
4.3 - Estrutura matricial.
4.4 - Estrutura horizontal.
4.5 - Estrutura em rede.
Cap. V - Desenho Organizacional
5.1 - Mecânico/orgânico.
5.2 - Elementos comuns das organizações.
5.3 - Configurações organizacionais.
Cap. VI - Desafio das organizações contemporâneas
6.1 - Produtividade.
6.2 - Melhoria contínua.
6.3 - Organização aprendente (learning organization).
Cap. VII - Apresentação de Estudo de Casos, de acordo com a teoria lecionada.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: teste final escrito (60%) e apresentação oral de um trabalho (40%), com nota mínima de 50% da nota máxima em cada componente. Exame: teste final escrito.
Bibliografia
- Bilhim, J. (2005). Teoria Organizacional. Estruturas e Pessoas. Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
- Ferreira, J. (2001). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill
- Meirinhos, V. e Vaz, E. (2010). Recursos Humanos - Das Teorias às Boas Práticas. Santo Tirso: Editorial Novembro
Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os conteúdos programáticos, complementadas por sessões práticas.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável