IPT Logotipo do IPT

Ciências no Estudo do Comportamento Organizacional

Inglês

<< voltar ao Plano Curricular

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 203313.

Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área dos recursos humanos;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área dos Recursos Humanos;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.

Programa
1. O Inglês como Língua Global.
2. O mundo do trabalho: descrição de empregos; recrutamento de funcionários.
3. Curriculum Vitae e correspondência formal e informal.
4. Recursos Humanos - vocabulário técnico da área.
5. Entrevistas de emprego: a linguagem utilizada.
6. Contratos de trabalho e procedimentos.
7. Gestão dos Recursos Humanos: segurança e saúde no trabalho; formação; igualdade de oportunidades e diversidade.
8. Igualdade em Contexto de Trabalhos: tipos de discriminação e suas consequências.
9. Salários e benefícios.
10. Estruturas gramaticais: tempos verbais; artigos e pronomes; adjetivos (comparativo e superlativo); preposições.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
•Trabalhos práticos, participação nas aulas (componentes escrita e oral) e empenho – 20%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (10%) com apresentação oral (10%) – 20%
•Frequência - 60%
Para alunos trabalhadores-estudantes; ou aqueles abrangidos por outros estatutos legais:
• 1 Frequência realizada em contexto de sala de aula – 70%
•Realização de um trabalho de pesquisa escrito (15%) com apresentação oral (15%) – 30%
A classificação final da UC resulta da média ponderada das classificações obtidas nas três componentes de avaliação acima definidas.

Avaliação por Exame (Normal e Recurso)
-Exame escrito - 70%
-Trabalho de Pesquisa Final (escrito 15% e oral 15%) - 30%
Caso não o tenham realizado durante o semestre, terão de o entregar e apresentar oralmente no dia do exame
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Evans, V. e Dooley, J. (2016). On Screen - B2. United Kingdom: Express Publishing
- Murphy, R. (2012). English Grammar in Use With Answers. Cambridge: Cambridge University Press
- Pledger, P. (2007). English for Human Resources. Oxford: Oxford University Press
- Redston, C. e Clementson, T. e Cinningham, G. (2013). Face2Face - Intermediate B1+. Cambridge: Cambridge University Press
- Sandford, G. (2011). Cambridge English for Human Resources. Cambridge UK: Cambridge University Press
- Walker, C. e Swan, M. (2012). Oxford English Grammar Course - Intermediate. Oxford UK: Oxford University Press
- Wyatt, R. (2016). Check your English Vocabulary for Human Resources. London, UK: Bloomsbury

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, de audição, orais e de escrita com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos. Recurso a meios audiovisuais (visionamento de filmes e documentários).

Software utilizado nas aulas
Microsoft Teams

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado