IPT Logotipo do IPT

Banner gráfico
Banner gráfico - mobile

Gestão Administrativa de Recursos Humanos

A Gestão de Pessoas é como uma orquestra bem afinada, onde não pode faltar um bom Maestro

 

O Curso de técnico superior profissional não confere um grau académico. Contudo, a sua conclusão, com aproveitamento, atribui o diploma de técnico superior profissional. Este ciclo de estudos é ministrado no ensino politécnico, tem 120 créditos e a duração é de quatro semestres curriculares.


Os titulares de diploma de técnico superior profissional podem  ingressar nos ciclos de estudos de licenciatura, adquirindo depois o respetivo grau académico. O Técnico Superior Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos deve gerir e assegurar a aplicação dos procedimentos técnicos e administrativos necessários, de forma a obter a informação relevante na área da gestão de recursos humanos, como suporte à tomada de decisão.

Este curso funciona em Tomar.

        

ECTS: 120
Local de Funcionamento: Tomar.

Objectivos

- Operacionalizar o processo de recrutamento e seleção;

- Efetuar o processo de acolhimento e socialização dos novos colaboradores;

- Executar ou orientar a recolha de dados relativos à assiduidade,

- Realizar o processamento e pagamento de salários;

- Preencher documentação relativa às obrigações legais;

- Elaborar planos e relatórios de formação, aplicando os procedimentos administrativos decorrentes da lei laboral;

- Implementar os processos inerentes à gestão de equipas;

- Promover boas práticas de relacionamento interpessoal;

- Efetuar o processo administrativo referente à avaliação de desempenho;

- Garantir a aplicação de segurança e saúde de trabalho;

- Estruturar e utilizar os sistemas de informação de suporte à gestão de recursos humanos;

- Atualizar a informação dos processos individuais dos colaboradores;

- Implementar planos de comunicação interna e externa. 

Saídas profissionais

Integrar as estruturas da Gestão de Recursos Humanos de uma organização, desempenhando funções técnicas, no âmbito do:

(a) Recrutamento e Seleção;

(b) Descrição e Avaliação de Funções;

(c) Desenvolvimento de Carreiras e Gestão Previsional dos Recursos Humanos;

(d) Processo de acolhimento e socialização dos novos colaboradores;

(e) Gestão Administrativa e Regulamentar da função de Recursos Humanos.

De forma geral e abrangente:

- Técnico de Recursos Humanos;

- Gestor de processos de Recursos Humanos.

Condições de Acesso

Foi registada a criação deste Curso Técnico Superior Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos, por Despacho de 21 de julho, do Senhor Diretor-Geral do Ensino Superior.

Para qualquer esclarecimento, o candidato pode contactar:

- O Coordenador do CTeSP em GARH: Maria Fernanda Aparicio: fa@ipt.pt

-  Os Serviços Académicos: servacademicos@ipt.pt.

- O Secretariado do CTeSP: Isabel Pereira, Sala B 184; isabel.p@ipt.pt

 

Provas de Ingresso

Área relevante para o ingresso (n.º 4 do artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 43/2014, de 18 de março):

  • Português
  • Economia
  • Geografia

Propinas e métodos de pagamento

 O valor da propina é de 600,00€ anuais (nacionais) e de 1000€ (internacionais)

Taxas e Emolumentos

 Candidatura   Nacionais 40,00€       Internacionais  50€

No caso do envio da documentação por mail (balcaounico@ipt.pt),o pagamento pode ser feito por transferência bancária para:

NIB: 0781 0112 0000 0001 2791 7

IBAN - PT50 0781 0112 0000 0001 2791 7

BIC - IGCPPTPL

Calendarização

Informações sobre Candidaturas e calendarização das mesmas poderão ser consultadas aqui

Para qualquer esclarecimento  entrar em contato com o Balcão Único  - Student Point of Contacto através do email balcaounico@ipt.pt ou por telefone 249328107

Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
601616 Acolhimento e Socialização dos ColaboradoresEnquadramento na organização/empresa 3
60164 Atelier de criatividadeGestão e administração 2
60162 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4
60163 Métodos quantitativosMatemática 4
60161 PortuguêsLíngua e literatura materna 4
601614 Recrutamento e SeleçãoGestão e administração 5
60167 Sociedade e EconomiaEconomia 4
60166 Tecnologias de Informação e de ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 4
2º Semestre
601618 Cultura e Comunicação OrganizacionalGestão e administração 5
601611 Direito do TrabalhoDireito 5
601627 Expressão Oral e Escrita 5
601612 Gestão Administrativa de Recursos HumanosGestão e administração 6
601617 Gestão de Competências e Avaliação de DesempenhoGestão e administração 5
601624 Informática 5
601626 Inglês Elementar 5
601625 Introdução à Economia 5
60168 Introdução à Gestão de EmpresasGestão e administração 4
601623 Matemática Complementar 5
60169 Saúde, Higiene e Segurança no TrabalhoSegurança e higiene no trabalho 5
601628 Sociologia 5

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
60165 Atelier de Inovação e EmpreendedorismoGestão e administração 2
601613 Comportamento OrganizacionalGestão e administração 4
601621 Gestão de Conflitos e NegociaçãoPsicologia 6
601610 Introdução à Contabilidade e FiscalidadeContabilidade e fiscalidade 5
601619 Liderança e Gestão de EquipasGestão e administração 6
601615 Metodologia de Projecto em Recursos HumanosGestão e administração 5
601620 Sistemas de Informação e Suporte à Gestão de Recursos HumanosGestão e administração 2
2º Semestre
601622 EstágioGestão e administração 30

Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021

Plano curricular
Cód. UC Área ECTS Docente
Obg. Opt.
1º Semestre
601616 Acolhimento e Socialização dos ColaboradoresEnquadramento na organização/empresa 2 Isabel Ferreira (1)(2)
60168 Introdução à Gestão de EmpresasGestão e administração 6 Ana Pacheco (1)(2)
60163 Métodos quantitativosMatemática 4 José Faria Paixão (1)(2)
601614 Recrutamento e SeleçãoGestão e administração 6 Fernanda Aparício (1)(2)
601620 Sistemas de Informação e Suporte à Gestão de Recursos HumanosGestão e administração 2 Ana Isabel Loureiro de Sousa Virgolino Silva (1)(2)
60167 Sociedade e EconomiaEconomia 4 Cláudia Pires da Silva (1)(2)
60166 Tecnologias de Informação e de ComunicaçãoInformática na óptica do utilizador 6 José Ribeiro Mendes (1)(2)
2º Semestre
601631 Atelier de Criatividade e EmpreendedorismoGestão e administração 4 Ana Pacheco (1)(2)
601618 Cultura e Comunicação OrganizacionalGestão e administração 6 Alexandra Carvalho (1)(2)
601612 Gestão Administrativa de Recursos HumanosGestão e administração 6 Edgar Enes (2)
Marisa Mendes Fernandes Ribeiro Kulyk (1)(2)
601617 Gestão de Competências e Avaliação de DesempenhoGestão e administração 5 Marisa Mendes Fernandes Ribeiro Kulyk (1)(2)
60162 InglêsLínguas e literaturas estrangeiras 4 Marta Dionísio (1)(2)
60169 Saúde, Higiene e Segurança no TrabalhoSegurança e higiene no trabalho 5 Sílvio Brito (1)(2)

 

Plano curricular
Cód. UCÁrea ECTS Docente
Obr. Opt.
1º Semestre
601613 Comportamento OrganizacionalGestão e administração 3 Maria da Conceição Rodrigues Teixeira Martins (2)
Graciete Honrado (1)(2)
601611 Direito do TrabalhoDireito 5 Cecília Alexandra Oliveira do Amaral (2)
Paula Almeida (1)(2)
601621 Gestão de Conflitos e NegociaçãoPsicologia 6 Sílvio Brito (1)(2)
601610 Introdução à Contabilidade e FiscalidadeGestão e administração 5 Bruno Manuel de Almeida Santos (1)(2)
601619 Liderança e Gestão de EquipasGestão e administração 6 Inês Mascarenhas do Vale (2)
Fernanda Aparício (1)(2)
601615 Metodologia de Projecto em Recursos HumanosGestão e administração 5 Ana Rita Vilas Boas Alves Dias (2)
Fernanda Aparício (2)
Daniel Nunes da Silva (2)
Marisa Mendes Fernandes Ribeiro Kulyk (1)(2)
2º Semestre
601622 EstágioGestão e administração 30 Fernanda Aparício (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Parcerias

Para a realização dos Estágios, dispomos de um leque muito diversificado de Parcerias com as seguintes entidades:

Sociedade de Refrigerantes Baía, Lda.

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha

Barquiconta - Contabilidade de Gestão, Lda.

Rodoviária do Tejo, S. A.

Câmara Municipal de Tomar

Câmara Municipal do Entroncamento

Hotel dos Templários

Hotel Estalagem Lago Azul

Contactos

Coordenador(a) de Curso

Maria Fernanda Pires Aparício

Maria Fernanda Pires Aparício

Gabinete: B 182
endereço de e-mail

Secretariado

Isabel Maria Lopes Pereira

Isabel Maria Lopes Pereira

Gabinete: B 252
t.: 249 328 290
ext.: 01304
endereço de e-mail

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado