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Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Metodologias Ativas de Formação

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964031.

Docente(s)
- Ana Isabel Loureiro de Sousa Virgolino Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1- Compreender a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 2. Avaliar a eficiência e eficácia da formação formal e informal; 3. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 4. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
ODS: 4. Educação de qualidade. 10. Reduzir as desigualdades. 16. Paz, justiça e instituições eficazes.

Programa

Programa
-Catálogo nacional de qualificações;
-Conceitos e fundamentos da formação profissional;
-Legislação de enquadramento da atividade de formador;
-Perfil do formador (atividades, competências e
capacidades);
-Formador profissional multitarefas;
-Código deontológico: direitos e deveres do formador.
- Planos de formação individual;
- Planos de sessão para a formação.
- Modelos de formação e intervenção formativa:
- Formação e-learning;
- O papel e funções do e-formador;
-Princípios básicos da e-formação;
- Formação b-learning.
- Construção de apresentações multimédia;
- Plataformas colaborativas de aprendizagem.
- Comunidades virtuais de aprendizagem.
- Pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica:
conceitos, tipos e formas de diferenciação.
- Diferenciar porquê?
- Proposta de intervenção pedagógica.
- O impacto da formação e inserção no mercado de
trabalho;
- Avaliação da formação:
- Papéis e intervenientes no processo de avaliação.
- Recursos para a autoformação e aprendizagem ao
longo da vida: formação de formadores; formador à
distância: formador-consultor; gestor da formação.

Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 1 Trabalhos individual- que inclui plano de sessão, apresentação individual, avaliação da formação dos colegas (50%) e 1 trabalho de grupo (3 a 4 elementos) que incluí dossier de formação: planos das sessão (trabalho individual) de cada aluno, manual do formador e manual do formando (50%)
Avaliação Final: (trabalho individual- apresentação da formação, que inclui o dossier de formação: plano da sessão, manual do formador e manual do formando (100%)
Ficam aprovados os alunos que obtiverem classificações acima de 9.5 valores.

Bibliografia
- Dias, A. e Rocha, A. (2023). Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador). Lisboa: IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional
- Ferrão, L. e Rodrigues, M. (2000). Formação Pedagógica de Formadores. Lisboa: Lidel Edições Técnicas
- IESE, N. (2022). Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Lisboa: Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.
- Meignant, A. (1999). A Gestão da Formação. Lisboa: Publicações D. Quixote
- Silberman, M. (2006). Active Training. San Francisco: Pfeiffer

Método de Ensino
Expositivo e aplicação práticas dos Conteúdos programáticos.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº237 de 12/03/2025

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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