IPT Logotipo do IPT

Formação Breve Transversal em Communication Skills

Communication Skills

<< voltar ao Plano Curricular

2 ECTS; 1º Ano, Anual, 30,0 TP , Cód. 40151.

Docente(s)
- Ana Catarina Mendes Garcia (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos

Objetivos
No final desta formação os alunos deverão ser capazes de
- aplicar um conjunto de competências linguísticas e socioculturais em situações comunicativas
específicas;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as
regras estruturais e gramaticais;
- dominar competências gramaticais e discursivas que permitam compreender, interpretar e
produzir textos (orais e escritos);
- desenvolver competências de expressão oral em função da situação comunicativa e do
contexto.

Programa
Conteúdos Programáticos
1. Personal information
2. Family
2.1. Physical description
2.2. People’s character
3. Entertainment
3.1. Leisure activities
3.2. Holidays
3.2.1.Travelling
3.2.2. Places in a city
3.3. Books, music, TV, cinema
4. Food habits
4.1. At the restaurant
4.2. At the supermarket
5. Daily routine and activities
Conteúdos gramaticais
1. Pronouns
1.1. Subject and object pronouns
1.2. Possessive pronouns
1.3. Demonstrative pronouns
2. Possessive adjectives
3. Articles
3.1. Definite / Indefinite articles
4. Possessive case
5. Prepositions of time and place
6. Quantifiers
7. Adjectives
7.1. Word order
7.2. Comparatives
7.3. Superlatives
8. Adverbs
9. Verb tenses
9.1. Simple Present
9.2. Present Continuous
9.3. Simple Past (regular and irregular)
9.4. Past Continuous
9.5. Present Perfect

Metodologia de avaliação
- Prova escrita de avaliação final (diferentes competências: Compreensão Escrita;
Compreensão Oral; Produção Oral; Produção Escrita; Interação oral) 80%
- Participação oral e escrita (realização de tarefas no contexto de sala de aula) 20%

Bibliografia
- Coe, N. e Harrison, M. e Paterson, K. (2007). Grammar Spectrum for Portuguese Students. Reino Unido: Express Publishing
- Evans, V. e Dooley, J. e Garza, V. (2011). Career Paths Tourism. Reino Unido: Express Publishing
- Murphy, R. (2015). Essential Grammar in Use. Reino Unido: Cambridge University Press

Método de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas envolvem exposições teóricas, resolução de exercícios práticos orais e escritos e trabalhos de pares/grupos.

Software utilizado nas aulas

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado