Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9920/2021 - 12/10/2021
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP , Cód. 601615.
Docente(s)
- Ana Rita Vilas Boas Alves Dias (2)
- Maria Fernanda Pires Aparício (2)
- Daniel Nunes da Silva (2)
- Marisa Mendes Fernandes Ribeiro Kulyk (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos de Excel e SPSS.
Objetivos
1. Definir problemas de investigação.
2. Compreender as normas éticas e deontológicas em investigação.
3. Definir planos de pesquisa e saber operacionalizar variáveis.
4. Conduzir autonomamente todas as fases da pesquisa.
5. Analisar dados quantitativos e qualitativos.
6. Saber como divulgar os resultados.
ODS4. Educação de qualidade.
Programa
1. Definição e conceptualização de um problema de investigação:
1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa.
1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos.
1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho.
2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos.
3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis:
3.1. Seleção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação.
3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais.
4. Preparação logística da pesquisa:
4.1. Gestão de participantes.
4.2. Organização logística.
4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados.
5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos.
6. Divulgação dos resultados da pesquisa:
6.1. Apresentação de poster.
6.2. Escrita de artigo científico.
Todo o conteúdo programático permite atingir o ODS 4.
Metodologia de avaliação
A avaliação da unidade curricular, em qualquer fase de avaliação é baseada no relatório de projeto, concretizada da seguinte forma.
Avaliação contínua:
Relatório projeto cumprindo as seguintes etapas:
i) relatório escrito (60%);
ii) apresentação oral individual (40%).
Ficam aprovados os alunos, que tenham nas etapas nota igual ou superior a 9,5 valores. A nota final corresponderá à média ponderada das duas etapas, sendo necessário a nota de 9,5 valores para obter aprovação na disciplina.
Avaliação por exame:
Projeto na área de Recursos Humanos com discussão oral (100%).
Bibliografia
- Bos, J. (2020). Research Ethics for Students in the Social Sciences. Utrecht: Springer
- Fortin, M. (2000). O processo de investigação: Da concepção à realização. Lisboa: Lusociência
- Gomes, J. e Cesário, F. (2014). Investigação em Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Escolar Editora
- Mackay, I. (1994). 35 Questionários de Gestão de Recursos Humanos. Lisboa: Monitor
Método de Ensino
1. Aulas teóricas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas.
2. Aulas práticas: monitorização do processo de investigação.
3. Orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
SPSS.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)