Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964032.
Docente(s)
- Ricardo Jorge Viegas Covas (2)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final da unidade curricular os alunos devem ser capazes de conduzir um processo de Estudos de Mercado, desde a sua definição, desenho de questionário, recolha de informação e tratamento da mesma.
Programa
I. Introdução ao Estudo de Mercados
1.1. Introdução - Conceitos.
1.2. O processo de Estudos de Mercado.
1.3. A indústria dos Estudos de Mercado.
1.4. Definição do problema e determinar os objectivos de estudo.
1.5. Fontes estandardizadas de informação.
1.6. Observação. Grupos alvo e outros métodos qualitativos.
1.7. Métodos de recolha de informação.
1.8. Determinação do tamanho de amostras.
II. Recolha, Preparação, Análise e Apresentação
2.1. Trabalho de campo.
2.2. Preparação da informação. Introdução ao SPSS.
2.3. Breve revisão sobre de Estatística Descritiva e Inferência Estatística.
2.4. Regressão Linear Simples e Múltipla.
2.5. Conjoit Analysis.
2.6. Análise Factorial.
2.7. Análise Discriminante.
2.8. Perceptual Mapping.
2.9. Multidimensional Scaling.
Metodologia de avaliação
Avaliação continua:
Constituída por duas componentes: uma teórica (C1) e uma prática (C2) com uma ponderação de 50% cada.
A componente teórica é constituída por um teste escrito sem qualquer elemento de consulta.
A componente prática inclui a realização de um teste escrito. Para a realização do teste da componente prática os alunos não poderão usar quaisquer elementos de consulta.
Todos os elementos de avaliação serão cotados numa escala de 0 a 20 valores.
Os alunos dispensam de exame se cumulativamente:
Obtiverem uma classificação mínima de oito valores na componente teórica,
Obtiverem uma classificação mínima de oito valores na componente prática,
A nota final (CF=0.5C1+0.5C2), arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 valores.
Época Normal e Melhoria e de Recurso e Melhoria:
Realizado sem qualquer elemento de consulta, com duas vertentes: uma teórica (nota mínima de oito valores) e outra prática (nota mínima de oito valores), com uma ponderação de 50% e 50% respetivamente.
Bibliografia
- Malhotra, M. (2009). Marketing Research, an applied orientation. USA: Prentice Hill
- Marôco, J. (2018). Análise Estatística com a Utilização do SPSS. (Vol. ). : Report Number
- Oliveira, J. (2012). Marketing Research. (Vol. I). : Edições Sílabo
- Oliveira, J. (2013). Marketing Research. (Vol. II). : Edições Sílabo
Método de Ensino
Aulas expositivas no desenvolvimento de conceitos téoricos na área do marketing e estatística. Aulas práticas em ambiente informático para o desenvolvimento dos conceitos.
Software utilizado nas aulas
IBM-SPSS
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)