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Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Metodologias de Investigação em Ciências Humanas

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964002.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de desenvolver atividade de investigação no âmbito das ciências humanas aplicada ao restante corpo das unidades curriculares, assim como na sua vida futura inserida no mercado de trabalho ou em formação pós-graduada.

Programa
I - Introdução à Investigação Científica
1.1 - Conhecimento de senso comum versus conhecimento científico
1.2 - Problema, questão e objetivo de investigação
1.2.1 - Principais passos na formulação da questão de investigação
1.2.2 - Propriedades gerais da questão de investigação e exemplificação
II - Métodos e técnicas de pesquisa em ciências humanas
2.1 - Conceitos: método e técnica
2.2 - Raciocínio indutivo e dedutivo
2.3 - Regras metodológicas do investigador
III - Estratégias de investigação
3.1 - Hipóteses de Investigação
3.1.1 – Requisitos metodológicos das hipóteses de investigação
3.1.2 - Propriedades gerais das hipóteses de investigação e exemplificação
IV – Variáveis em investigação e tipos de estudos científicos
4.1 – Medição das variáveis
4.1.1 – Estatuto das variáveis
4.1.2 --Variáveis moderadoras e mediadoras
4.1.3 – Variáveis estranhas ou parasita
4.2 – Tipos de estudos científicos
4.2.1 - Estudos não experimentais: Descritivos e Correlacionais
4.2.2 – Estudos experimentais
4.2.3 – Estudos quase experimentais
4.2.4 – Estudos transversais e longitudinais
V – Pesquisa bibliográfica
5.1 – Importância da pesquisa bibliográfica
5.1.1 – Fontes primárias, secundário e terciárias
5.1.2 – Fontes impressas e eletrónicas
5.2 – Pesquisa documental
5.2.1 – Arquivos e bibliotecas
5.2.2 – Bases de dados e repositórios digitais
VI – Construção de instrumentos de recolha de dados
6.1 – Inquérito por questionário
6.1.1 – Construção, base de perguntas, recomendações e tipos de perguntas
6.1.2 – Fiabilidade das respostas
6.2 – Entrevista
6.2.1 – Tipos de entrevista
6.2.2 – Conceção e condução de entrevistas
6.2.3 – Observação participante
VII – Construção da amostra
7.1 – Conceitos
7.2 – Seleção da amostra
7.3 – Métodos e técnicas de amostragem probabilística ou aleatória
7.4 – Métodos e técnicas de amostragem não probabilística ou não aleatória
7.5 – Dimensão, tamanho ou significância da amostra
VIII – Trabalho científico e a normalização
8.1 – Normas APA
8.2 – Estrutura de um trabalho científico

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: teste escrito (60%) e trabalho prático apresentado em aulas (40%). Dispensa de exame o aluno com uma classificação maior ou igual a 10 valores em cada uma das componentes.
Épocas de Exame: teste escrito (100%).

Bibliografia
- Ghiglione, R. e Matalon, B. (1993). O Inquérito - Teoria e Prática. Oeiras: Celta
- Quivy, R. e Campenhoudt, L. (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
- Sampieri, R. (2007). Metodologia de Pesquisa. Brasil: McGraw Hill
- Santos Silva, A. e Pinto, J. (2006). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento

Método de Ensino
Aulas teóricas onde são expostos os conteúdos programáticos complementadas por aulas práticas onde são desenvolvidos trabalhos para o desenvolvimento de competências para estabelecer um plano de investigação e o desenvolvimento do espírito crítico.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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