IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2023/24

Gestão de Empresas

Liderança e Negociação

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016

4 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152333.

Docente(s)
- Maria Fernanda Pires Aparício (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Apresentar as diversas abordagens e teorias de liderança e negociação e discutir a sua importância para a gestão.

Programa
1. Liderança
1.1.Introdução: Gestão e Liderança.
1.2.Metáforas Organizacionais e Paradigmas de
Governação Organizacional.
1.3. Abordagens do estudo da liderança: Traços e
Comportamentos.
1.4. Teorias e Modelos de Liderança
1.5. Teoria da Troca Líder-Membro.
1.6. Liderança Transformacional e Carisma.
1.7. Liderança de Equipas de trabalho.
1.8. O Papel do Líder de Equipas
1.9 As Atitudes do Líder
1.10. A Delegação
1.11. A Definição Objectivos
1.12. O Acompanhamento e Controlo
1.13. A relação da liderança com outras variáveis
organizacionais.
2. Negociação
2.1. Introdução à Negociação
2.2. A importância da Negociação
2.3. Princípios Básicos da Negociação
2.4. Fases da Negociação
2.5. Estratégias e Táticas de Negociação
2.6. Dilema do Negociador

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua, através dos seguintes elementos:
i) Avaliação em aula (realização de exercícios ou trabalhos): 20% peso na avaliação final.
ii) Duas Frequências: com peso na avaliação final de 40% cada.
Em qualquer uma das frequências é necessário obter a nota mínima de 8 valores.

São aprovados e dispensados de exame os alunos cuja classificação final seja igual ou superior a 9,5 correspondente à média ponderada obtida nos elementos anteriores i) e ii).

Avaliação por exame: prova escrita (100%).

Bibliografia
- C. Maxwell, J. (2008). As 21 leis irrefutáveis da liderança. (Vol. 1). Lisboa: Smarttbook
- Cunha, M. e Rego, A. (2005). Liderar. (Vol. 1). Lisboa: Dom Quixote
- Cunha, P. e Leitão, S. (2021). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. (Vol. 1). Lisboa: Edições Univ. Fernando Pessoa
- Goleman, D. (2001). Inteligência Emocional. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Goleman, D. (2002). Novos Líderes. A INTELIGÊNCIA eMOCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES. (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Goleman, D. (2015). Como ser um líder. (Vol. 1). Lisboa: Temas e Debates
- Isoldi, A. e Canuto, M. (2019). Manual de Solução de Conflitos. (Vol. 1). S. Paulo: Edições ser mais
- Jesuíno, J. (1996). Processos de Liderança. Lisboa: Horizonte
- Lopes, M. e Rego, A. (2004). Organizações positivas. (Vol. 1). Lisboa: Sílabo
- Maxwell, J. (2007). O Líder 360º. (Vol. 1). Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil
- Northouse, P. (2013). Leadership: Theory and Practice.. Thousand Oaks: Sage.
- Rego, A. & Cunha, M.P, .. (2003). A Essência da Liderança. Lisboa: Editora RH
- Siqueira, T. (2022). Resolução de Conflitos. (Vol. 1). S. Paulo: Editora Matrix
- White, E. (2006). O Líder Eficaz. (Vol. 1). S. Paulo: Edições clio

Método de Ensino
A metodologia de ensino corporiza aulas teórico-práticas. Dá-se ênfase aos métodos: expositivo, para apresentação dos quadros teóricos de referência e participativo com análise e resolução de exercícios e casos práticos para uma melhor compreensão.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº220 de 15/05/2024

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado