Publicação em Diário da República: Despacho n.º 428/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP + 2,0 OT , Cód. 8297129.
Docente(s)
- Hália Filipa da Costa Santos (1)
- Carmen Zita Batalha Garcia Monereo (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
NA
Objetivos
A. Perceber a marca como um asset fulcral na estratégia empresarial das organizações;
B. Conhecer os elementos constituintes de uma marca bem como a sua metalinguagem;
C. Compreender o posicionamento como elemento essencial na gestão de marcas;
D. Ser capaz de analisar, interpretar e agir sobre toda
Programa
Num cenário contemporâneo onde existe uma multiplicidade de factores que influenciam o Branding, na Unidade curricular Branding, os estudantes serão capacitados para trabalhar como profissionais de comunicação com competências necessárias para a gestão de marcas.Perceber e adquirir conhecimentos para obter uma visão pragamatica sobre a criação desenvolvimento e utilização da marca o que envolve o processo de seleção de nomes, logo, quantificação do seu valor e a construção de uma identidade corporativa. Durante a UC é abordada a questão do branding desde a sobrevivência das marcas, serviçoes e produtos em mercados altamente competitivos.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência:
A. trabalho de grupo escrito com apresentação oral (execução obrigatória) - 40% (60% trabalho
escrito + 40% apresentação oral)
B. Prova escrita (60%)
Nota final da UC = (Nota A x 40%) +(Nota B x 60%)
=/> 10 valores: dispensados de avaliação final (exc. se 1 nota for que 8).
Os trabalhos entregues fora do prazo estipulado serão avaliados com a classificação 0 (zero).
Exames (Época Normal e Recurso):
Nota Final do Exame = Prova escrita (100%). A avaliação aos TE e os estudantes internacionais será adaptado o teste e o trabalho conforme o seu perfil e necessidades.
O estudante obtém aprovação à UC, de acordo com o disposto nos Pontos 11 e 12, do Artigo 11º, do Reg Académico do IPT.
Bibliografia
- Lencastre, P. (2007). O livro da Marca. (Vol. 1). (pp. 1-300). lisboa: Com quixote
- Lendrevie, D. e Lindon, D. (2011). Mercator XXI Teoria e Prática do Marketing. Dom Quixote.. (Vol. 1). (pp. 1-702). Portugal: D Quixote
- Margarida, B. (2018). A Comunicação Estratégica como Fator de Retenção de Recursos Humanos. (Vol. 1). (pp. 1-17). lisboa: MEDIA&JORNALISMO
- Monereo, C. (2021). O Mecenato Cultural como Instrumento de Comunicação:o caso Caixa Geral de Depósitos e a Culturgest. (Vol. 1). (pp. 3-280). Lisboa: Almedina
Método de Ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Método teórico-prático com recurso ao expositivo.
Método participativo com forte ênfase na participação reflexiva dos alunos em contexto prático.
Outras metodologias ativas de aprendizagem, como aulas inv
Software utilizado nas aulas
Plataformas de e-learning e ferramentas de produtividade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável