Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 37,50 TP , Cód. 658919.
Docente(s)
            - Diana Alexandra Martinho da Silva Torres  (2)
- Carlos Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/A
Objetivos
          1. Conhecer os diversos mecanismos psicológicos e estratégias de intervenção inerentes ao desporto. 2. Compreender o papel dos fatores mentais e das competências psicológicas no desporto. 3. Conhecer formas de desenvolvimento das competências psicológicas. 4. Compreender os modelos teóricos explicativos dos diversos indicadores relacionados com o desporto. 5. Analisar os benefícios do exercício e conhecer formas de maximizar os benefícios psicológicos resultantes dos estilos de vida ativos ao longo da vida. 6. Identificar e compreender os fatores (psicológicos) envolvidos na motivação para a regulação do comportamento desportivo e os responsáveis pelos níveis de atividade física. 7. Conhecer estratégias de intervenção para o incremento da concentração.
Programa
          Conteúdos Programáticos: Natureza da Psicologia do Desporto e do Exercício
	1- O Desporto e a Atividade Física como fenómeno Social e Cultural
	2- A Psicologia do Desporto como ciência
	3- Natureza da Psicologia do Desporto
	4- História e organização da Psicologia do Desporto
	5- A Psicologia do Desporto em Portugal
	6- As organizações desportivas
	7- Tendências da investigação atual
O Treinador
	1- A Filosofia de treino
	2 - Comunicação
	3 - Liderança
O Praticante
1 - Diferenças Individuais e Desporto  
2 - Avaliação em Psicologia do Desporto  
O Envolvimento
1  Psicologia Social do Desporto
	1.1 - Aspetos Psicossociológicos
	1.2 - Dinâmica dos grupos 
	1.3 - O envolvimento social
	1.4 - O envolvimento físico
A Interação
1  Treino Psicológico
	1.1 - Aconselhamento 
	1.2 - Treino Mental 
	1.3 - Definição de objetivos 
	1.4 - Controle da Atenção e da Concentração  
	1.5 - Técnicas de Ativação e Autocontrole
	1.6 - Os processos emocionais e sua regulação
Metodologia de avaliação
          Avaliação Contínua:
-4 Fichas de Aplicação de Conhecimentos (50%);
-Desenvolvimento de um projeto de Dinâmicas de Grupo: Plano + Apresentação da Atividade (50%);
Os alunos devem cumprir com 2/3 de presença em aulas. 
O aluno reprova, caso tenha menos de 7,5 valores, num dos parâmetros de avaliação (Média Final das Fichas ou Projeto de Dinâmicas de Grupo).
Exames : 
- teste Escrito (50%) + Oral (50%).
Bibliografia
          - Horn, T.  e Smith, A. (2018). Advances in Sport Psychology. USA:  Human Kinetics
- Martens, R. (1987). Coaches Guide to Sport Psychology. . USA:  Champaign, IL.: Human Kinetics
- S., S.  e Brito, A.  e Alves, J. (1996).  Psicologia do Desporto: Manual do treinador, Vol. I. (Vol. Vol. I). Lisboa:  Psicosport
- Weinberg, R.  e Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology (7 ed.). . (Vol. 7 ed.). USA:  Human Kinetics.
Método de Ensino
          Primeiro os alunos deverão contactar com os conceitos teóricos subjacentes à área científica.
Numa segunda fase deverão mobiliza-los para o desenvolvimento de trabalhos. 
Estes trabalhos serão apresentados nas aulas, como momentos de aprendizagem.
Software utilizado nas aulas
          N/A
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 04/2025 de 22/10
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















