Ano Letivo: 2024/25

Informática de Gestão

Matemática

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4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 42,0 TP , Cód. 60674.

Docente(s)
- Rosa Brígida Almeida Quadros Fernandes (1)(2)
- Paula Cristina Miguel da Silva (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
1. No final da U.C. o aluno será capaz de realizar as competências abaixo discriminadas por
áreas de conhecimentos:
1.1. cálculo algébrico
1.1.1. operar com números
1.1.2. resolver equações, inequações e sistemas de equações lineares
1.2. estudo de funções e cálculo diferencial
1.2.1. dominar o conceito de função real de variável real, assim como os conceitos associados ao calculo diferencial e respetivas funções.
2. No final desta UC o aluno deverá ainda ser capaz de resolver problemas de aplicação relacionados com todos os temas abordados.

Programa
1. Cálculo algébrico:
1.1. Generalidades sobre os sistemas numéricos;
1.2. Expressões polinomiais, racionais e irracionais;
1.3. Resolução de equações, inequações e sistemas de equações lineares.
2. Complementos sobre funções reais de variável real
2.1. Generalidades sobre funções reais de variável real;
2.2. Estudo de algumas classes de funções (algébricas racionais e irracionais, exponencial e logarítmica);
2.3. Aplicações de funções às Ciências Sociais.
3. Cálculo diferencial em IR
3.1. Breve noção de limite;
3.2. Interpretação geométrica de derivada de uma função num ponto e algumas regras de derivação fundamentais;
3.3. Algumas aplicações das derivadas às Ciências Sociais;
3.4. Aplicação das derivadas ao estudo da monotonia e cálculo de extremos;
3.5. Aplicação das derivadas ao estudo das concavidades e cálculo dos pontos de inflexão de uma função.

Metodologia de avaliação
Por frequência: realização de uma prova escrita, avaliada em 20 (vinte) valores, no final do semestre, avaliada em 20 (vinte) valores. O aluno terá aprovação se a nota final for superior ou igual a 10 valores, ficando dispensado de exame.
Por exame: se o aluno for admitido a exame ou for dispensado, mas pretender melhorar a sua classificação, poderá fazê-lo por exame - prova escrita, avaliada em 20 (vinte) valores, sobre toda a matéria lecionada. O aluno tem aprovação, se obtiver na prova, classificação igual ou superior a 10 valores.

Bibliografia
- Armstrong, B. (2002). “Solving problems in finite mathematics and calculus”. London: Pearson Education
- Brígida, R. (2025). Rosa Brígida, conteúdos de Matemática e Física. Acedido em 24 de setembro de 2025 em https://doctrino.ipt.pt/course/view.php?id=4794#section-1

Método de Ensino
Aulas teórico-práticas com exposição dos conceitos e resolução de exercícios permitindo a utilização de calculadora.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países
Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis

 


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