Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 82073.
Docente(s)
            - João Pedro Tomaz Simões (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          
Objetivos
          O principal objetivo da presente unidade curricular é dotar os alunos de competências tecnico-científicas, que lhes permitam compreender os principais conceitos e definições basilares do fenómeno turístico; Pretende-se promover e desenvolver um espírito e capacidade críticos, especialmente, na identificação de boas e más práticas do setor ligadas à (in)sustentabilidade; Munir os alunos de competências e ferramentas para procurar soluções e respostas aos problemas abordados em sala de aula, onde serão apresentados casos práticos acerca da relação entre os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e o turismo, através de estudos de caso da atividade turística nacionais e internacionais.
Programa
          1.	Turismo: conceitos e fundamentos
1.1.	Natureza do Turismo
1.2.	Conceito de Turista e Turismo
2.	Turismo no antropoceno: evolução histórica
2.1.	As épocas do turismo:
2.1.1.	Idade clássica
2.1.2.  Idade moderna
2.1.3.  Idade contemporânea
3.      Caráter interdisciplinar do turismo
3.1     Perspetivas do turismo
3.1.1.  Sistema turístico: interdisciplinaridade; multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
3.2.    Oferta e Procura turística
3.2.1.  Formatação de produtos turísticos
3.3.    Trade Turístico
4.      Formas e tipos de turismo
5.      Enquadramento teórico-conceptual da sustentabilidade
5.1.      Evolução e problemática do conceito de sustentabilidade
5.2.	  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
5.3.      Dimensões da (in)Sustentabilidade:
5.3.1.    Empresas
5.3.2.    Políticas
5.3.3.    Sociedade
6.        Relação: turismo - sustentabilidade
7.        Principais impactes gerados pelo fenómeno turístico
7.1.      Estudos de caso:
7.1.1.    Identificação de problemáticas na atividade turística
7.1.2.    Estudo e análise de boas práticas
Metodologia de avaliação
          O aluno será avaliado de forma contínua, com base na sua participação ativa (PA) ao longo das aulas. Serão apresentados e discutidos alguns trabalhos académicos, sendo solicitada a realização da respetiva ficha de trabalho (FT). Os alunos deverão também desenvolver e apresentar um trabalho de pesquisa (TP), cujo tema será definido pelo docente, e que deverá demonstrar as competências e conhecimentos adquiridos. Todo este processo será compilado e apresentado em formato de portefólio, acompanhado de um relatório crítico (RC).
Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, atleta de alta competição, entre outros) podem optar por ser avaliados através de um teste escrito (formato de frequência).
A classificação final (CF) será calculada da seguinte forma: CF = (PA x 10%) + (FT x 20%) + (RC x 20%) + (TP x 50%).
Bibliografia
          - Bernardo, E.  e , . (2013). Uma introdução ao Turismo - conceitos, classificações e tipologias. ISCTE:  CIES-IUL
- Buhalis, D. (2022). Encyclopedia of Tourism Management and Marketing. (Vol. 1º). Online:  Edward Elgar Publishing.
- Cunha, L.  e Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. (Vol. 6º). Lisboa:  LIDEL
Método de Ensino
          Aulas expositivas para enquadramento teórico-conceptual. Aulas teórico-práticas destinadas à criação, avaliação de estudos de caso, leitura de artigos científicos e discussão da realidade apresentada bem como a avaliação de exemplos.
Software utilizado nas aulas
          Microsoft Office; Microsoft Teams; Zoom; Mendeley.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Ata da Reunião do CTC nº227 de 02/010/2024
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















