Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81862.
Docente(s)
            - Ana Catarina Mendes Garcia (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          n.a.
Objetivos
          Os alunos deverão utilizar e melhorar as suas competências linguísticas em contextos profissionais, com ênfase no uso da língua inglesa na área da Gestão, Setor Imobiliário e Engenharia, fomentando ainda a sua competência intercultural. Os alunos terão oportunidade de aprofundar o seu conhecimento linguístico em tópicos da sua futura área profissional. No final desta unidade deverão: ser capazes de compreender com alguma facilidade o que ouvem e leem no âmbito da área acima referida; saber reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, seja em língua falada ou escrita, e apresentá-los de maneira coerente e resumida; poder expressar-se profissionalmente com fluência e com certo grau de precisão, tanto na oralidade como por escrito.
Programa
          1.	Gestão e Sector Imobiliário 
1.1.. Dados pessoais e profissionais
1.2. As empresas e a sua organização 
1.3. Descrição de empregos/funções
1.4. Lidar com clientes e fornecedores
1.5. Fazer apresentações de projetos, obras e construções. 
2.	Engenharia
2.1. Engenharia, Tecnologia e Sociedade
2.2. Tipos de Engenharias
2.3. A Importância da Engenharia na Atualidade
2.4. Engenharia de obras - Uma Profissão
2.5. Competências e qualificações de um Engenheiro de obras
2.6. Cartas de motivação e Linked in
3. 	Engenharia e Gestão
3.1. Desenvolvimento de produtos
3.2. Planeamento  e gestão de projetos  
3.3. Otimização de processos
3.4. Resolução de problemas
3.5. Consultoria
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua
1.1.	Tarefas em aula (exercícios, participação ativa ) 10%
1.2.	Realização de trabalhos intermédios por cada tema do programa
a)	Gestão e Sector Imobiliário  15 %
b)	Engenharia (1 / 2 / 3 )  15%
c)	Engenharia e Gestão  15%
1.3.	Provas de uso da língua inglesa
a)	Prova A  15%
b)	Prova B  15%
c)	Prova C  15%
A não realização de dois dos elementos de avaliação implica a exclusão da avaliação contínua.
A média final terá de ser maior do que 9,5 valores.
Exame, Exame de Recurso e Melhoria com duas componentes:
Parte escrita 40%
Três dos trabalhos de avaliação contínua (um de cada tópico do programa) - 60%
Bibliografia
          - Friedman, J. (2008). Dictionary of Real Estate Terms. London:  Barron's Educational Series
- Hanson, A. (2018). Career Paths: Civil Engineering. (Vol. 1). United Kingdom:  Express Publishing
- Jovy/Altman, A. (2008).  English for Real Estate. . Berlim:  Cornelsen
- Walch, S.  e Dooley, J. (2018). Career Paths: Real Estate. (Vol. 1). United Kingdom:  Express Publishing
Método de Ensino
          O ensino será teórico-prático. Aplica-se uma abordagem assente em tarefas, individuais ou em grupo, depois do enquadramento conceptual por parte do docente. Privilegia-se ainda uma abordagem comunicativa
Software utilizado nas aulas
          n.a.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada na Ata nº 42/2025 de 21/05
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















