Publicação em Diário da República: Aviso n.º 12718/2016 - 19/10/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 60,0 PL + 30,0 TP , Cód. 620016.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
1) Adquirir competências no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis. 2) Utilizar
ferramentas de programação em blocos (MIT - App Inventor) com manipulação de componentes
visuais de interação com o utilizador, layouts, sensores, entre outros, e programação dos
referidos componentes. 3) Trabalhar com ferramentas de desenvolvimento de aplicações nativas
de dispositivos móveis para Android (Android Studio) e 4) aplicações nativas para outros
sistemas operativos de dispositivos móveis (Flutter) - Ios, Windows, entre outros.
Programa
1. Fundamentos da computação móvel:
Mobilidade;
Evolução dos dispositivos móveis
2. Interface gráfica, Navegação e Interação:
Área de design;
Área de programação em blocos;
Propriedades dos componentes;
Manipulação de componentes.
3. Utilização de conteúdos multimédia e animação:
Imagem, som, voz;
Canvas; ImageSprite;
Camara; Player; TextToSpeech; SpeechRecognizer;
Serviços de tradução.
4. Messaging e Networking:
Notifier;
TinyDB;
MySQL
5. Mapas e localização:
Google Maps;
6. Sensores:
AccelerometerSensor;
BarCodeScanner;
Clock;
LocationSensor;
OrientationSensor;
ProximitySensor.
7. Publicação da Aplicação
8. Programação com Android Studio - Java:
XML
Armazenamento em FireBase
Actualizações em tempo real
9. Programação com Flutter - Dart
Programação com widjets
Metodologia de avaliação
A avaliação da disciplina consiste na avaliação de trabalhos práticos (30%) e na realização de um projeto de avaliação (70%).
Bibliografia
- Cheng, F. (2019). Flutter Recipes : Mobile Development Solutions for iOS and Android . (Vol. 1). Berkley - USA: aPress
- Kamariani, F. e Roy, K. (2016). App Inventor 2 - Essentials. (Vol. 1). New Jersey: Adobe Press
- Queiróz, R. (2016). Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio. (Vol. 1). Lisboa: FCA
Método de Ensino
Sessões presenciais, nas quais serão ministradas aulas teórico-práticas e de prática laboratorial.
Estão também previstas sessões de orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
AppInventor
Android Studio
Flutter
Moodle