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Ano Letivo: 2023/24

Tecnologia no Desporto

Bases de Dados e Aquisição Sensorial

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Publicação em Diário da República: Aviso n.º 10753/2023 de 01/06/2023

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 658912.

Docente(s)
- António Casimiro Teixeira Batista (1)
- Jorge Manuel da Silva Valente (2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica.

Objetivos
Dotar os discentes de conhecimentos que lhes permitam implementar sistemas de bases de dados(1), enfatizando as aplicações com informação provinda de sensores(2). Efetuar a modelação de bases de dados simples(3), proceder à normalização das respetivas relações(4) e efetuar a sua implementação num SGBD(5). Os discentes devem ainda compreender os fundamentos de aplicações baseadas em bases de dados(6) e utilizar uma linguagem para obter informação de um SGBD(7).

Programa
1 - Modelo Relacional. 2 - Relacionamentos. Instâncias e esquemas. Dicionário de dados. Chaves. Chave primária. Chave forasteira. Índices. Integridade e regras. 3 - SQL: Criação e manipulação de tabelas, atributos, chaves (primária e forasteiras) e relacionamentos. 4 - SQL: Comandos para manipulação de dados. Consulta, inserção, atualização e remoção de dados. Comando Select. Cláusulas (WHERE, GROUP BY, etc). Funções (strings e temporais). Junções, uniões, subconsultas (simples, relacionadas e tabelas derivadas). Comandos Insert, Update e Delete: Simples e com subconsultas. 5 - Aplicações de Bases de Dados em MSAccess. 6 - Introdução ao conceito de Bases de Dados de Gestão. 7 - Princípios de funcionamento e aplicação de sensores, sensores ativos e passivos, acondicionamento de sinais, Conversores Analógico-digitais e placas de aquisição.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
1 - 2 Fichas práticas (20%)
2 - Trabalho final (40%)
3 - Prova escrita (40%)

Dispensam a realização de exame os discentes que tenham obtido em avaliação contínua uma nota igual ou superior a 9,5 v.

Exames:
1 - Trabalho final (60%)
2 - Prova escrita (40%)


Classificação mínima para aprovação na Unidade Curricular - a que decorrer do Regulamento Académico das Escolas do Instituto Politécnico de Tomar, em vigor à data do preenchimento da FUC.

Bibliografia
- Gouveia, F. (2021). Bases de Dados Fundamentos e aplicações, 2ªedição. Portugal: FCA
- Valente, J. (2024). Apontamentos de apoio às aulas.. Tomar:

Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos em estudo, aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e Práticas de Laboratório.

Software utilizado nas aulas
MySQL.

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos
Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso á justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

 


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