Publicação em Diário da República: Despacho n.º 427/2023 de 09/01/2023
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 602833.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)
- Valter Alexandre Guia Sepulveda Mineiro (2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Conhecer os principais requisitos da montagem de som e da mistura final
B. Criar música utilizando instrumentos virtuais
C. Conceber projetos de design de som para cinema
D. Adequar as especificidades do produto sonoro aos requisitos técnicos e criativos do projeto
Programa
1. A prática profissional do design de som
1.1 Som para grandes e para pequenas produções
1.2 Cargos e estratégias
1.3 Análise de testemunhos de profissionais do som
1.4 Software de referência
2. Elementos teóricos da componente áudio
2.1 O som dentro e fora da diegese
2.2 Importância do som acusmático
2.3 Possibilidades de transdiegese e subjetividade sonora
2.4 "Síncrese" e criação de sons
3. Tecnologia de estúdio (corretiva e criativa)
3.1 Soluções "standalone" e plugins em software DAW
3.2 Normalização, EQ, compressores/limitadores e Reverb
3.3 Redução de ruído e otimizações (voz e outros sons)
3.4 Elementos práticos de masterização
4. Produção MIDI
4.1 Instrumentos virtuais
4.2 Tonalidades e outras estruturas
4.3 Tempos, compassos e texturas
4.4 Preparação de samples
5. Sincronização de som e imagem com e sem timecode
5.1 Montagem de som oriundo da rodagem
5.2 ADR (dobragem)
5.3 Estratégias de microfones em Foley
5.4 Novos sistemas digitais de auxílio ao sincronismo
6. Espacialização sonora (estéreo e multipontos)
6.1 Opções de recolha de som com informação espacial
6.2 Tratamento do estéreo M/S
6.3 Criação artificial de movimentação e colocação no espaço
6.4 Preparação e exportação do som surround
Metodologia de avaliação
Avaliação Continua
20% - Exercício#1
20% - Exercício#2
20% - Exercício#3
20% - Exercício#4
20% - Exercício#5
Avaliação por exame (época normal / recurso / especial)
25% - Prova escrita
15% - Exercício#1
15% - Exercício#2
15% - Exercício#3
15% - Exercício#4
15% - Exercício#5
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Bartlett, B. (2008). Practical Recording Techniques. California: Focal Press
- Collins, N. (2009). Handmade Electronic Music. EUA: Routledge
- Cox, C. e Warner, D. (2004). Audio Culture, Readings in Modern Music. EUA: Continuum
- Sonnenschein, D. (2001). Sound Design. EUA: Michael Wiese Productions
Método de Ensino
A. Aulas teórico-práticas, expositivas e demonstrativas, visando uma aprendizagem com larga autonomia
B. Exercícios individuais e em grupo de produção e criação sonoras para filmes
C. Visionamento e escuta de segmentos de filmes
Software utilizado nas aulas
Audacity
Reaper
DaVinci Resolve
Waveform Pro
Microsoft Teams
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de dezembro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)