Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº 299/2017 de 27/06/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP + 3,0 OT , Cód. 63761.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
-Desenvolver competências de compreensão e expressão escrita
-Produzir textos com técnicas/modelos diversificados
-Reconhecer a importância da adequação do discurso
-Desenvolver competências de interpretação e expressão oral
-adquirir métodos e técnicas de pesquisa
Programa
1. Importância da língua como instrumento de comunicação e a adequação do discurso:
1.1. Alguns conceitos introdutórios (língua / linguagem; língua oficial / língua nacional; língua padrão; língua materna, bilinguismo/multilinguismo)
1.2. Variação e evolução linguística
1.3. Funções do discurso e adequação discursiva
2. Discurso escrito
2.1. Textos da área profissional: Interpretar, resumir, sintetizar e parafrasear.
2.2. Textos dos media: Interpretar e comentar notícias, reportagens, entrevistas, artigos de opinião/crítica, crónicas.
2.3. Textos do domínio comercial/institucional: Interpretar e redigir curriculum vitae, carta, e-mail formal, ata, declaração, relatório, contrato, regulamento.
3. Discurso oral
3.1. Regras e técnicas para uma boa expressão oral
3.2. Exposições e relatos
3.3. Entrevistas de emprego
3.4. Apresentações
3.5. Reuniões e debates
4. Trabalhos de pesquisa/ elaboração de relatórios
4.1. Introdução à pesquisa bibliográfica
4.2. A leitura e a seleção de informação
4.3. Organização de dados, estruturação do trabalho e redação do texto final
4.4. Normas de apresentação de citações e de bibliografia
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
- trabalhos desenvolvidos em contexto de aula (15%),
- trabalho escrito com exposição oral (35%)
- prova escrita (50%);
media ponderada todos os elementos. A falta de um elemento de avaliação conduz ao exame final.
Avaliação final -
exame escrito (100%).
Bibliografia
- Azeredo, M. e Pinto, M. e Lopes, M. (2015). Gramáica Prática de Português. Lisboa: Rais Editora
- CINTRA, L. e CUNHA, C. (2005). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa: Sá da Costa
- ESTRELA, E. (2010). Dicionário de dúvidas, dificuldades e subtilezas da Língua Portuguesa. Lisboa: Dom Quixote
- TAVARES, S. e LEITE, S. (2015). Pares difíceis da Língua Portuguesa. Lisboa: Planeta
Método de Ensino
As aulas são teórico-práticas, sendo pontuadas por diversos exercícios práticos, tanto dentro como fora da sala de aula, com o propósito de incitar os/as alunos/as a usar a língua em situações de simulacro profissional.
Software utilizado nas aulas
Powerpoint e Moodle